Geral
Municípios participam de Oficina de Análise da Atenção Primária à Saúde
Com o objetivo de promover umaanálise da situação da assistência prestada nos municípios, a Secretaria deEstado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (10), a II Oficina deAnálise da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento, que ainda prossegue nestaquarta (11), no Hotel Enseada, é voltado para técnicos das 12 cidadesintegrantes da 1ª Região de Saúde.
A atividade pretende fortalecer aárea de Atenção Básica, responsável pela solução de mais de 80% dos problemasmédicos da população. Durante os dois dias, serão discutidos ainda a evoluçãodo conceito de APS, seus elementos constituintes e a realidade de diversaslocalidades alagoanas, inclusive a articulação com as ações de Promoção à Saúde.
A programação conta com trabalhos emgrupo, plenárias e exposições dialogadas. O papel do Sistema Único de Saúde(SUS) na construção da Atenção Primária, a intersetorialização dos serviços, aapresentação de experiências exitosas e do plano para fortalecimento da rede ea sistematização das atividades são alguns dos temas do evento.
Segundo a superintendente de Gestão eParticipação Social (Sugeps) da Sesau, Sylvana Medeiros, a capacitação écontinuidade do projeto iniciado no ano passado. Iniciamos em 2011, com acriação de um grupo condutor na secretaria, e agora estamos dando segmento.Esperamos que os municípios entendam a importância do desenvolvimento dasações, já que elas são de extrema importância para o sistema de saúde deAlagoas, disse.
A capacitação integra o Projeto deOficinas de Planificação da APS no Estado e pretende possibilitar que a AtençãoBásica seja resolutiva e de qualidade, além de se tornar o centro decomunicação entre os demais pontos do sistema. De acordo com Sylvana, aatividade se caracteriza como um esforço conjunto de profissionais, gestores ecidadãos no fortalecimento da Atenção Primária.
A técnica da Sugeps, Noélia Barbosa,lembrou ainda a relevância da participação de todos os envolvidos. Hojeestamos passando por mais uma etapa da oficina e atendendo a mais umaexpectativa, que é dar início a esse projeto. A presença dos técnicos e dosgestores é muito importante para que Alagoas inicie esse processo desafiadorque é organizar e fortalecer o SUS.
Neste primeiro momento, o evento foivoltado para os municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde. São elesBarra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Messias,Maceió, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
Arapiraca
A próxima etapa do projeto acontece nos dias 17 e 18 de julho, noHotel Sol Nascente, em Arapiraca. A atividade será destinada às equipes da 7ªRegião e vai propiciar o debate e a construção coletiva dos processos detrabalho locais. Cada oficina será realizada em dois momentos, sendo o segundoo período de dispersão, com a multiplicação do aprendizado para as unidadesbásicas.
Além de Arapiraca, a 7ª Região deSaúde é composta ainda pelas cidades de Batalha, Belo Monte, Campo Grande,Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens,Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Olho dÁgua Grande, São Sebastião,Taquarana, Limoeira de Anadia e Traipú.

Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda