Geral
Arapiraca é modelo na produção de alimentos
Representantes da da Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação (FAO), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de Combate à Fome do governo federal, Programa Mundial Para Aquisição de Alimentos (PMA), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e de cinco países da África: Malui, Moçambique, Niger, Senegal e Etiópia, desembarcaram na tarde desta quarta-feira (4), em Arapiraca, a fim de conhecerem o modelo de sucesso na produção e compra de produtos diretamente da agricultura familiar.
O sucesso do Cinturão Verde e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantado no ano de 2006, por meio de parceria entre governo federal e Prefeitura de Arapiraca, colocou o município como referência nacional para sediar o Seminário Internacional do PAA-África.
O secretário municipal de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, representou o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que está em Brasília mantendo contatos nos ministérios da Educação e das Cidades.
Acompanhado de técnicos e assessores, o secretário recebeu a comitiva no auditório do Centro de Referência Integrado em Assistência em Saúde (CRIA).
Manoel Henrique fez uma apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município.
Ele revelou que já foram produzidos três milhões e quinhentos mil quilos de alimentos, sendo a maior parte de hortaliças, diretamente da pequena propriedade rural.
Investimentos
Ainda de acordo com o secretário, desde a implantação do programa, já foram investidos mais de R$ 4,5 milhões no projeto do Cinturão Verde, com a produção de mais de três milhões e quinhentos mil quilos de hortaliças e leguminosas, beneficiando mais de 1.100 agricultores familiares.
A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular Jerimum e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura Familiar, no Parque Ceci Cunha.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Carvalhal, disse que o governo federal pretende investir R$ 4 milhões no programa de cooperação com os países africanos.
Carvalhal esclareceu que a comitiva já conta com cinco consultores e realiza visitas técnicas, a exemplo da que está ocorrendo em Arapiraca, com a finalidade da troca de conhecimentos e experiências objetivando ampliar a produção de alimentos, gerar emprego, renda e reduzir a fome e a pobreza nos países africanos, argumentou ele, adiantando que a comitiva permanecerá em Arapiraca até sexta-feira (30), visitando agricultores familiares, escolas e pequenas fábricas de alimentos na zona rural do município.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela