Geral
Patrulhamento aéreo reforça policiamento ostensivo em Alagoas
As ações de combate à criminalidade contam com o emprego do patrulhamento aéreo, feito por cinco helicóptero no apoio ao policiamento ostensivo nas cidades de Maceió e Arapiraca. Deflagradas na semana passada, com o lançamento do Plano Brasil Mais Seguro Alagoas, operações de segurança vêm sendo realizadas pelo ar por helicópteros cedidos pelos governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além de mais duas aeronaves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
No período de 15 dias, as aeronaves se revezam no patrulhamento aéreo em apoio às ações policiais diárias nas duas cidades, que estão sendo realizadas pelas forças de segurança, incluindo polícias Civil e Militar, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.
O Plano Brasil Mais Seguro tem como focos em Alagoas o aumento da segurança e a diminuição da impunidade. E para aumentar a segurança, reforçamos as ações policiais ostensivas com o apoio do patrulhamento aéreo, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar. Segundo ele, os resultados apresentados até agora são bastante positivos na prevenção da criminalidade.
Junto com o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante, e do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o secretário deu as boas-vindas aos militares da equipe de tripulantes, sediada na Academia da PM, no Trapiche. Dário Cesar comentou que o patrulhamento aéreo teria abortado a tentativa de assalto a uma agência bancária, na terça-feira (3), no bairro do Farol.
O apoio de helicópteros no policiamento ostensivo é de grande importância para a segurança da população, porque em aproximadamente dois minutos, as aeronaves se deslocam para o local da ocorrência policial, afirmou, acrescentando que, nos próximos dias, o patrulhamento aéreo também será estendido para outras cidades do interior com alto índice de homicídios.
De acordo com o coordenador da operação, major Ricardo Cruz (CBM/AL), as cinco aeronaves fazem diariamente o patrulhamento aéreo nas duas cidades. As ações policiais com o apoio dos helicópteros vêm causando, sem dúvidas, efeitos positivos na área de segurança, afirmou.
Avaliação
Na visita aos tripulantes das aeronaves, o secretário da Defesa Social, anunciou que a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, volta a Maceió nesta sexta-feira (6) para uma avaliação do programa Brasil Mais Seguro, que completa hoje uma semana de atividades. Nesse período, a Seds já registrou a redução do número de homicídios.
Dário Cesar informou também que a Helibras empresa vencedora da licitação internacional se comprometeu a entregar em dezembro o novo helicóptero adquirido pelo Estado. A empresa garantiu ao Governo de Alagoas a entrega da aeronave no dia 14 de dezembro, afirmou.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3MACEIÓ
Prefeitura de Maceió amplia quadro de servidores e valoriza profissionais da Educação
-
4AGRESSÃO
Mulher é atacada a golpes de facão por ex-companheiro em Palmeira dos Índios
-
5EVENTO
Fernanda Torres vai com o filho Antonio ao Festival de Veneza: 'Andiamo', escreveu ela