Geral

Arapiraca sedia Seminário Internacional de Programa da ONU

02/07/2012

O sucesso do Cinturão Verde e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio de parceria entre governo federal e Prefeitura de Arapiraca, coloca o município como referência nacional para sediar o Seminário Internacional do PAA-África.

No início da tarde desta quarta-feira (4), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o secretário de Agricultura, Manoel Henrique Cavalcante, irão receber uma comitiva formada por representantes das Nações Unidas (ONU) e de cinco países da África: Malui, Moçambique, Niger, Senegal e Etiópia.

De acordo com a programação oficial, após o encontro com o prefeito Luciano Barbosa e assessores, os integrantes da comitiva internacional seguirão até a Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), para assistirem à apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal.

Em setembro do ano passado, o município de Arapiraca foi escolhido para receber uma comitiva do Programa de Combate à Fome das Nações Unidas, por conta do sucesso das ações do programa da Compra Direta Local da Agricultura Familiar (CDLAF).

Os pequenos e médios produtores rurais de Arapiraca estão sendo beneficiados pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Agricultura, com investimentos de mais de R$ 2 milhões para a compra de produtos diretamente do campo.

A iniciativa atende produtores com até 20 tarefas de terra. Os alimentos são comprados para reforçar a merenda escolar, o cardápio do Restaurante Popular Jerimum e ainda a prefeitura organiza, todos os sábados, a Feira Popular da Agricultura Familiar, no Parque Ceci Cunha.

A comitiva permanecerá em Arapiraca durante três dias, incluindo encontros com gestores públicos, empresários, agricultores, bem como de visitas a propriedades rurais, escolas e pequenas fábricas de doces e produtos defumados.