Geral
Técnicos alagoanos são capacitados em monitoramento de resultados
Técnicos do Governo do Estado de Alagoas participaram de um curso sobre indicadores de monitoramento e avaliação, que se encerrou nesta quinta-feira (28), em Maceió. Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a capacitação é ministrada pelo especialista Paulo Jannuzzi, e aborda conceitos e técnicas para construção, escolha e aplicação de indicadores sociais no processo de formulação, monitoramento e avaliação de ações públicas.
"Um evento desta natureza, com um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil, muito acrescenta às políticas públicas adotadas em nosso Estado, principalmente aos projetos que fazem parte do Programa Alagoas Tem Pressa", afirma o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Formado principalmente por gerentes de projetos do Alagoas Tem Pressa e por técnicos da Seplande, o público participante do curso está tendo ainda a oportunidade de conhecer as potencialidades de informações disponíveis no Censo Demográfico 2010.
"Além da abordagem teórica, procuro apresentar fontes de dados e pesquisas, disponibilizadas não só pelo IBGE, mas também por ministérios das áreas sociais, da Fundação Seade, dentre outros órgãos, para elaboração de diagnósticos socioeconômicos estaduais e municipais", explica o especialista Paulo Jannuzzi.
Professor universitário e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Demografia pela Unicamp, Jannuzzi recebeu diversos prêmios e é autor de livros como Indicadores Sociais no Brasil e Migração e Mobilidade Social.
O conjunto de informações repassado pelo professor Jannuzzi tem sido de fundamental importância para nós, principalmente no âmbito do Programa Alagoas Tem Pressa, que tem na área de Monitoramento e Avaliação um de seus principais trunfos no acompanhamento sistemático dos resultados", conclui a secretária adjunta de Modernização da Gestão da Seplande, Poliana Santana.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas