Geral

Secretaria estadual de Agricultura capacita agricultoras de Craíbas para Boas Práticas de Fabricação

28/06/2012

Um grupo formado por 15 agricultoras do município de Craíbas, na região Agreste, será capacitado na próxima terça-feira (3) em Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos. As mulheres produzem bolos, broas e doces, que são fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea e também comercializados na região.

O objetivo é que elas produzam alimentos mais saudáveis e mais seguros para os consumidores, podendo, assim, agregar valor à produção. O treinamento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Agreste, e será realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas, a partir das 9h.

De acordo com a nutricionista Vanessa Montes, da Gerência Regional da Seagri, a atividade vai contar com a exibição de imagens e vídeos que ilustram a maneira correta de lidar com os alimentos processados. “Será um trabalho de conscientização e, por isso, temos que mobilizar essas agricultoras para a importância do alimento produzido segundo as boas práticas, tendo em vista que os reflexos disso aparecem na saúde das pessoas”, informou.

Esse tipo de treinamento já foi realizado para agricultoras de Limoeiro de Anadia, Feira Grande e Arapiraca, que também trabalham com alimentos processados. Além da nutricionista, participam da capacitação a assistente social Amanda Farias e o agrônomo Israel Medeiros.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho, a capacitação de agricultores é resultado de um trabalho comprometido do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Com treinamento, a produção melhora, ganha mais valor, o agricultor pode diversificar o beneficiamento e isso vai ter resultados na renda e na qualidade de vida das famílias. Por isso, temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar o pequeno agricultor, como estamos fazendo, para garantir a ele mais autonomia e melhores condições de produção”, salientou o secretário.