Geral

Governador e ministro inauguram nova sede da Delegacia de Homicídios

27/06/2012

A nova sede da Delegacia de Homicídios de Maceió – uma importante inovação dentro do plano de segurança “Brasil Mais Seguro” -, foi inaugurada nesta quarta-feira (27) pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que, acompanhados de autoridades estaduais e federais, vistoriaram as novas instalações, localizadas em dois prédios na Rua Joaquim Távora (antiga Rua da Alegria), no Centro da Capital.

O governador e o ministro descerraram a placa inaugurativa e conheceram a estrutura disponibilizada no local para atender à população maceioense e aos policiais civis alagoanos e da Força Nacional Judiciária que vão trabalhar 24 horas por dia, com o objetivo de apurar esse tipo de crime e apontar seus autores à Justiça.

Com a nova estrutura, os serviços da unidade policial foram ampliados. A partir de agora, todas as ocorrências de homicídios cometidos na Capital, inclusive de vítimas que não venham a óbito no local do crime, passam a ser investigadas pela Delegacia de Homicídios. Anteriormente, a atuação se dava apenas nas áreas do 8º e 10º Distritos (Tabuleiro) e 2º Distrito (região da orla).

A unidade conta com um efetivo de mais de 80 policiais, entre delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil de Alagoas e da Força Nacional. Os trabalhos da Delegacia serão coordenados pela delegada Sheila Carvalho, que já era a titular da delegacia especializada.

Serão quatro equipes plantonistas – uma a cada 24 horas -, e seis realizando os trabalhos de investigação. Além disso, na sede da delegacia, haverá uma equipe para dar agilidade ao trabalho de conclusão de inquéritos pendentes.

A delegada Sheila Carvalho afirma que, com a nova estrutura, a Homicídios pretende elucidar os assassinatos com rapidez, fazendo – se possível – a prisão dos criminosos em flagrante e levando para os inquéritos maior quantidade e qualidade de informações.

“Estamos dando um passo adiante no combate à criminalidade, especialmente na questão do esclarecimento dos crimes de homicídio ocorridos na Capital”, afirma o novo delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira. Ele alerta que “a população também pode colaborar com a Polícia Civil, fornecendo informações que possam contribuir com a investigação policial, por meio do Disque Denúncia: 0800-284-9390 ou 181. O anonimato é garantido”, completa.

A solenidade de inauguração teve as presenças ainda do vice-governador José Thomaz Nonô; do secretário da Defesa Social, Dário César; da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, entre outras autoridades.