Geral

Sesau irá reforçar ações contra Influenza e H1N1

27/06/2012

Até o final deste ano, a Secretaria de Estado daSaúde irá implantar mais quatro Unidades Sentinelas da Síndrome Gripal emAlagoas, sendo duas destinadas a Síndrome Respiratória Aguda Grave. O processode implantação está em fase de estudo e após a conclusão será definido o local,onde serão instaladas. A iniciativa tem como finalidade reforçar as ações decombate a influenza e a H1N1.

Este mês, a gerente do Núcleo de DoençasImunopreviníveis, Claudeana Nascimento, participou de uma oficina em Brasília.Por determinação do Ministério da Saúde a partir de agora, os casos de síndromegripal em pessoas que são do grupo de risco (diabetes, cardiopatia), gestantes,nutrizes até duas semanas, obesidade, entre outros irão receber de imediato o“oseltamivir”, medicamento que antes era indicado nos casos graves.

O medicamento, conforme ressaltou Claudeana Nascimento, já está sendodisponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, que descentralizou para osmunicípios. O remédio também será distribuído nos hospitais de referência dasredes públicas e privadas, que possuem Unidade de Terapia Intensiva.  Apopulação também terá acesso após indicação médica.

Desde maio, a Gerência do Núcleo de DoençasImunopreviníveis realiza oficinas com profissionais de saúde dos municípiossobre doenças imunopreviníveis e influenza. As próximas oficinas acontecerãonos dias 25 e 26 de julho e em agosto e setembro. O evento é para orientarsobre as ações a serem realizadas pelas unidades de saúde municipais dentro doque prevê o Ministério da Saúde.

Notificações

Os casos de pessoas com gripe H1N1 estão em queda em todo o Brasil, desde quefoi iniciada a campanha de vacinação contra a influenza. Este ano, foramnotificados em Alagoas oito casos, cujos exames foram encaminhados para olaboratório da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). “Ainda não podemos afirmar queos oito casos notificados são de influenza H1N1, porque os resultados dosexames ainda não chegaram”, informou Claudeana Nascimento.   

Influenza

É uma  doença respiratória aguda (gripe), causada pelovírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoaa pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e por contato comsecreções respiratórias de pessoas infectadas. A gripe comum e a influenza A(H1N1) são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas sãomuito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, doresmusculares, dores nas articulações e coriza.