Geral

Secretário Alexandre Toledo visita hospital de Murici

26/06/2012

O secretário de Estado da Saúde, AlexandreToledo, acompanhado do prefeito de Murici, Remi Calheiros, visitou o HospitalDagoberto Omena nesta terça-feira (26). O titular da pasta da Saúdeconheceu a estrutura da unidade, que deve passar a integrar a Rede de Urgênciasde Alagoas.

O Hospital Dagoberto Omena está localizadoem uma área central da zona da mata alagoana e, por isso, deve servir dereferência para outros municípios. Realidade que se deve ao fato da unidadepossuir 65 leitos, laboratório de análises clínicas, centro cirúrgico,maternidade, clínica médica, além de ofertar serviços de urgência e emergência.

Inaugurada em fevereiro de 1980, a unidade tambémdeve se transformar em centro de retaguarda para atendimento ortopédico. Comisso, o número de procedimentos deve ser ampliado. Atualmente, a unidade atendecerca de três mil procedimentos médicos mensais.

“Estamos trabalhando como preconiza a política doMinistério da Saúde, criando redes de Atenção à Saúde, visando estruturar equalificar o atendimento. Nosso propósito é criar polos de atendimento regionais,fortalecendo a assistência de baixa e média complexidade, para que os pacientesnão tenham que se deslocar para Maceió”, explicou o secretário.

Ainda segundo Alexandre Toledo, com esta medidaos hospitais de Maceió serão desafogados. “Mais de 50% dos atendimentos podemser realizados na própria região em que o usuário reside e, com isso, osprefeitos irão economizar no transporte sanitário de pacientes”, disse Toledo.

De acordo com o prefeito de Murici, com aintegração do Hospital Dagoberto Omena na Rede de Atenção à Saúde, serápossível atender uma demanda reprimida da região. “Para isso, realizaremosinvestimentos para prestar um atendimento ainda mais qualificado e humanizado”,disse Remi Calheiros.

A visita ao Hospital Dagoberto Omena foiacompanhada pela superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, e pelosecretário municipal de saúde, José Medeiros. Vereadores de Murici e técnicosda Secretaria Municipal de Saúde também percorram as dependências da unidadehospitalar.