Geral
Prefeitura doa terreno para construção do campus da Uneal em Arapiraca
O Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, comemora mais um passo rumo à construção do seu prédio próprio. Na noite desta segunda-feira (25), o reitor da instituição, professor Jairo José Campos da Costa, recebeu das mãos do prefeito do município Luciano Barbosa, o termo de doação do terreno, próximo ao Lago da Perucada, onde serão instaladas as dependências do Campus.
Durante a solenidade, professores, estudantes e técnico-administrativos da instituição falaram da importância da doação para a consolidação da Uneal no interior. Hoje é um dia histórico para a Uneal, pois um sonho, no qual a comunidade acadêmica acreditou, está sendo realizado, disse o presidente do Sindicato dos Docentes da Uneal, professor Washington Viana.
A diretora do Campus I, professora Maria Helena Aragão, agradeceu ao prefeito em nome dos alunos, professores e técnicos da instituição. Este terreno representa o futuro da instituição, destacou a gestora ao lembrar que, durante anos, foi travada uma luta para que a Uneal tivesse um espaço próprio para desenvolver as atividades acadêmicas.
Os estudantes presentes destacaram que este é mais um começo para a Universidade. Este é o primeiro passo. Garantimos o terreno, mas a luta começa agora, ressaltou o representante do Diretório Central dos Estudantes, Ricardo Ferreira.
O vice-reitor, professor Clébio Correia, lembrou que este ano a Uneal tem avançado em suas demandas. Além do terreno em Arapiraca, o Campus V de União dos Palmares também vai poder ter sua sede própria, uma vez que serão destinados R$ 2 milhões para as obras da unidade que já recebeu um terreno da prefeitura local.
Para o prefeito Luciano Barbosa, colaborar com a expansão da educação em Arapiraca é a base para o desenvolvimento do município. Todas as oportunidades que tive na vida, eu só as tive por causa da Educação, afirmou. Sobre o terreno nas proximidades do Lago da Perucaba, destacou que este será um meio para fortalecer a identidade da Uneal.
O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que a Prefeitura Municipal está atenta às demandas do ensino tendo, inclusive, doado o terreno onde será construído o Polo Agroalimentar no povoado Bananeiras.
O reitor Jairo José Campos da Costa anunciou, durante a solenidade, que a Uneal irá receber uma emenda parlamentar no valor de R$ 12 milhões da deputada federal Célia Rocha (PTB) destinada à construção do prédio do Campus I. Precisamos correr com os projetos de engenharia e arquitetura, disse. Jairo Campos solicitou à diretoria do Campus I para mobilizar a comunidade acadêmica para a elaboração de uma proposta de estrutura do futuro espaço físico da unidade. Precisamos fazer esta universidade do tamanho de Arapiraca. Iremos avançar a passos largos, enfatizou.
O vice-diretor do Campus I, professor Renan Rocha, e o presidente do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Uneal, Júnior Pinheiro, também prestigiaram a solenidade.
Mais lidas
-
1CARNAVAL 2025
Botafogo Samba Clube estreia na Sapucaí abrindo desfiles da Série Ouro
-
2SUSPENSÃO
Plano Safra: Tesouro suspende novas contratações de linhas de financiamento
-
3FUTEBOL
Zubeldía intensifica treinos e reforça fundamentos para fazer o São Paulo reagir no Paulista
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vice-prefeita Sheila Duarte denuncia ameaças e pede proteção policial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de Vereadores faz manobra e antecipa eleição da Mesa Diretora em sessão relâmpago