Geral

Sesau realiza oficina sobre promoção da saúde para agentes penitenciárias

25/06/2012

As ações da Secretaria de Estado da Saúde chegam ao sistema penitenciário de Alagoas, através da diretora de Promoção à Saúde, que realiza a partir desta terça-feira (26), a oficina sobre  promoção à saúde da mulher ,    ampliando assim, as estratégias do cuidado no sistema penitenciário.

A iniciativa será destinada aos profissionais de saúde e agentes penitenciários do presídio feminino Santa Luzia. A ação será realizada no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) das 8h às 18 h. A capacitação está dividida em três módulos e contará  com aulas técnicas expositivas e experiências vivenciadas, além de debate sobre os assuntos abordados na capacitação e ações em redução de danos.

Nesse primeiro módulo da oficina, será discutido o Panorama da Aids em Alagoas, com a coordenadora do Programa DST/Aids, Fátima Rodrigues. A programação terá continuidade  durante todo o dia com a dinâmica “tempestade de idéias” e apresentação sobre DST/HIV/AIDS . O segundo módulo acontecerá no dia 18 de julho, tendo como tema a promoção da saúde da mulher. No dia 24, as discussões serão sobre saúde mental e tabagismo.

Segundo a diretora  da Promoção à Saúde, Eliana Padilha,  a oficina tem como objetivo viabilizar ações que possibilitem atender as necessidades sociais das reeducandas em saúde, melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento de iniciativas que signifiquem redução da situação de desigualdade. “É importante qualificar continuamente a equipe técnica e os agentes penitenciários para melhoria das ações de promoção à saúde e da qualidade de vida”, disse.