Geral
Estudantes participam da seleção para o Parlamento Juvenil
Na próxima terça-feira (26), três alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino serão selecionados para participar da etapa nacional do Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul 2012, evento que acontecerá no mês de agosto, na Colômbia, e tem o objetivo de elaborar propostas educativas para os jovens do Ensino Médio. A seleção ocorrerá, a partir das 8h, no auditório da 1º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro.
A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) selecionou 48 estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio da capital e do interior para o processo seletivo, que classificará três estudantes para a etapa nacional, que ocorrerá no mês de agosto, em Brasília.
Os três jovens selecionados devem ter entre 14 e 17 anos e apresentar uma boa oratória e desenvoltura para representar Alagoas e o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, explica a técnica da gerência de interação escola e comunidade da SEE, Graça Souto. No processo seletivo, os alunos deverão ser escolhidos entre si, por meio de processo democrático e participativo. Cada estudante deve fazer uma explanação sobre o tema O Ensino Médio que queremos.
O projeto
O Projeto Parlamento Juvenil do Mercosul ocorrerá na Colômbia, em agosto, quando os jovens representantes de todos os países do mercado comum sul-americano começarão a se conhecer e a elaborar suas propostas sobre o Ensino Médio que desejam. Os trabalhos do projeto serão norteados pelos eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovem e trabalho, participação cidadã e diversidade. O Brasil será representado por 27 estudantes que participarão de todas as instâncias presenciais e virtuais que compõem o projeto.
O projeto teve origem no Uruguai e é apoiado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ele se propõe a contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que participem ativamente dos grupos e comunidades de que fazem parte. O evento tem o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Mais lidas
-
1FEMINICÍDIO
Adolescente filha de radialista é assassinada em Maravilha
-
2ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
3FUTEBOL
Futebol: Cruzeiro anuncia mais reforços para 2025
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador Julio Cezar mantém controle da Prefeitura mesmo após deixar o cargo
-
5REDES SOCIAIS
Noivo da médica alagoana morta na Tailândia, Fernando Ressurreição faz publicação nas redes sociais