Geral
Delegacia da cidade de Igaci permanece interditada
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadorSebastião Costa Filho, manteve interditada a delegacia do município deIgaci. O Laudo da Vigilância Sanitária Municipal havia constatado que aunidade encontrava-se em abandono total, sem condições mínimas desegurança e higiene.
Para o presidente Sebastião Costa, a manutenção da delegacia no estadoatual é potencialmente danosa para a população local e de cidadespróximas, já que suspeitos de assassinato, estupro e outros crimesgraves são mantidos em celas com reboco destruído, buracos e entradas,que fornecem facilidade inadmissível para fuga.
A Vigilância Sanitária atestou que na delegacia existe uma cisterna deágua aberta e parada, podendo causar surto de dengue na cidade. Além deque, as fezes dos detentos são feitas em sacos e garrafas plásticas eatiradas para fora da unidade, sujando o solo, atraindo animais, vermese proliferando bactérias, fator que preocupa pela questão de saúdepública e saneamento básico.
O que se abstrai dos autos, todavia, é a manifesta lesividade dapostura do Estado que insiste em manter ativa uma estrutura falida,destruída, com potenciais devastadores à saúde e à vida dos presos edos servidores da polícia local, além dos riscos incontestáveis àsegurança e saúde pública, destacou o presidente desembargador.
De acordo com informações do processo, a magistrada de primeiro grauhavia determinado que dos sete detentos, seis oriundos de outrasComarcas retornassem para a sede do Juízo pelo qual se encontravamcustodiados, restando apenas um para ser transferido. Segundo opresidente do TJ/AL, tal transferência caracteriza um ônus irrisóriodiante da manutenção dos detentos e dos servidores naquela unidade.
Ao impetrar o recurso, o Estado havia alegado que a decisão da juízatitular de Igaci, Marina Gurgel, causaria danos à ordem pública porgerar desequilíbrio na busca pela aplicação equalitária e prioritáriados recursos públicos, requerendo então, a suspensão da liminar.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento