Geral
Reciclagem do plástico surge como oportunidade de geração de renda entre alagoanos
Com o objetivo de melhorar a seleção do lixo plástico colhido,proporcionar mais empregos e gerar mais renda para os catadores eempresários, o Sebrae Alagoas vem aplicando, desde o início deste ano,a consultoria de gestão comercial em depósitos e micro e pequenasempresas de reciclagem no estado. Através das orientações, essasempresas estão se aproximando das grandes indústrias e já conseguemidentificar as suas necessidades, trabalhando de forma direcionada.
A consultoria de gestão comercial atua como um instrumento deorientação para que os empresários organizem o sistema de vendas nosnegócios, trabalhando para vender melhor o seu produto, que é, no caso,o plástico. Isso implica em fazer mapeamentos de lugares onde omaterial pode ser recolhido, levantamento de possíveis compradores emelhoria da apresentação dos produtos.
Para que as empresas fossem aperfeiçoadas e melhor articuladas, foifeito um levantamento das necessidades e aplicada uma consultoriatécnica, conta Fernando Lima, analista da Unidade de AtendimentoColetivo Indústria do Sebrae Alagoas. A partir de então, as empresaspassaram a melhorar a seletividade do lixo na capital alagoana.
O plástico é um material 100% aproveitável, que dá origem a inúmerosprodutos e que gera muitas riquezas, explica Fernando. Essa matériaprima pode ser reutilizada várias vezes, e, quando não puder mais serempregada como produto, é transformada em fonte de energia. O resultadodesse processo de reciclagem e reaproveitamento é a promoção dasustentabilidade, já que há a conciliação do desenvolvimento econômicocom a utilização de recursos naturais.
Panorama
O setor de reciclagem tem a classe baixa como faixa socialpredominante. A justificativa é que ainda faltam oportunidades nomercado de trabalho, o que leva os catadores e os donos de pequenosnegócios a exercerem essa atividade como principal meio de geração derenda.
Mas, apesar dessa realidade, o Sebrae vem desenvolvendo ações paraaproximar esse público da legalização, esclarecendo os benefícios deser uma empresa formalizada. Essas vantagens vão das garantiasprevidenciárias às facilidades para acessar serviços financeiros, alémde isenção tributária, possibilidade de negociar com o governo, pormeio de licitações, suporte do Sebrae através de consultorias, oficinase capacitações, entre outros. Algumas das empresas que recebem esseatendimento em Alagoas são a Ciclar, Maceió PET, RCX5 E AoPlastic.
Uma pesquisa, realizada em 2011 em parceria com a Braskem, traçou operfil do setor em Maceió, diagnosticando empresas de vários bairros dacapital. Somente com os resultados em mãos, houve uma sensibilizaçãocom esse público, principalmente os donos de pequenas empresasinformais, que, em sua maioria, receberam, à época, o primeiroatendimento sobre o que é o plástico, como se dá a reciclagem e comopode ser feita sua comercialização.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão
-
5FISCALIZAÇÃO
Câmara de Palmeira dos Índios realizará sessão com foco no escândalo do IGPS e cobranças de transparência