Geral
Estudantes da rede pública têm até dia 30 para pré-matrícula em qualificação profissional
Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) prorrogou até o dia 30 de junho o prazo para que estudantes do Ensino Médio das escolas da rede publica estadual da capital e do interior realizem a sua pré-matrícula nos cursos gratuitos de qualificação (formação continuada) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A pré-matrícula poderá ser efetuada na própria escola do aluno com os diretores das instituições de ensino. Conforme o diretor da educação profissional da SEE, José Barbosa Neto, haverá, nesta sexta-feira (15), às 9h30, um treinamento dos técnicos das escolas da rede estadual para a realização da pré-matrícula no Pronatec. As escolas que tiverem com dificuldade para a realização da pré-matrícula de seus alunos devem nomear um técnico para participar do treinamento e, assim, efetuar corretamente as pré-matrículas, explica Barbosa. O treinamento será realizado no auditório do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço.
O Pronatec ofertará 14 mil vagas distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais como construção civil, informática, saúde, gestão e logística entre outros para a capacitação dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio para o mercado de trabalho. A aula inaugural para todos os estudantes será realizada no dia 5 de julho e o início das atividades acontece no dia 7 de junho, nas sedes das instituições parceiras da Secretaria de Educação.
Oportunidade
A secretária adjunta da SEE, Josicleide Moura, explicou que o Pronatec é uma oportunidade única para os estudantes ingressarem no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio. A expectativa da secretaria é que o programa atenda uma demanda ainda maior de estudantes, garantindo a qualificação profissional dos alunos dos 2º e 3º anos de toda a rede de ensino. A nossa primeira experiência com o programa foi gratificante e o resultado foi o ingresso do aluno no mercado de trabalho, afirma a secretária adjunta.
Documentação
Após a realização da pré-matrícula, o estudante da rede pública estadual deve realizar a matrícula na instituição que será realizada o curso. Para isso, deve ter em mãos: declaração que é matriculado na escola estadual; comprovante da pré-matrícula; CPF ou CPF da mãe (para o menor de idade).
O período para a realização da matrícula é de 01 a 30 de junho. Os cursos serão ofertados para todas as escolas da capital e do interior. Os alunos matriculados terão direito ao transporte, bolsa alimentação e seguro para os cursos que necessitem.
O Pronatec em Alagoas contará com as instituições parceiras: Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Uma ação do Governo Federal, o Pronatec tem o objetivo de expandir a oferta da Educação Profissional em todo o país. Em Alagoas, o programa é coordenado pela SEE.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
4ESCÂNDALO DAS EMENDAS
Deputado Glauber Braga acusa Arthur Lira de “manipulação” na liberação de emendas e questiona obras em Alagoas
-
5NESTA SEGUNDA
Corpo de jovem é encontrado morto no Centro de Palmeira dos Índios