Geral

Governo adere ao Minha Casa 2 para ampliar construção de casas em Alagoas

03/06/2012

  O Governo de Alagoas assinou, na manhã desta sexta-feira (1), o Termo de Compromisso e Cooperação com a Caixa Econômica Federal, aderindo ao Programa Minha Casa, Minha Vida 2. A perspectiva do Governo é contratar mais 45 mil casas no estado até 2014, para atender, principalmente, famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que representam a maior parcela do déficit de moradias.

De acordo com o secretário Marco Fireman, o Estado vai garantir contrapartidas de cerca de R$ 45 milhões, que podem ser oferecidas, inclusive, em serviços de infraestrutura e construção de equipamentos comunitários nos novos residenciais.
“A partir de agora, vamos trabalhar em novos projetos e a Caixa também trabalhará junto ao governo federal para viabilizá-los. Antes, a participação do Governo no Minha Casa, Minha Vida era voluntária e agora é contratual, o que mostra a prioridade do setor habitacional nas políticas públicas do Estado. Já temos 36 mil casas em andamento e vamos ampliar ainda mais esse número”, disse Fireman.

Combate à criminalidade
Durante a assinatura do termo, o governador Teotonio Vilela Filho ressaltou que o combate à criminalidade no Estado também passa por políticas públicas voltadas para a qualidade de vida da população e destacou a relevância de garantir moradias dignas a famílias de baixa renda.
“Cerca de 90% das pessoas que matam e morrem em Alagoas são do sexo masculino e moram em favelas, o que os deixa vulneráveis a drogas e à violência. O índice de criminalidade em qualquer comunidade reduz consideravelmente dentro de um conjunto habitacional, por exemplo. Isso porque a família se organiza e passa a ter mais cidadania em suas casas”, disse Vilela.
O governador também ressaltou que é preciso superar as dificuldades para garantir a construção das casas necessárias para reduzir o déficit habitacional em Alagoas. “Temos as nossas limitações financeiras, mas vamos fazer a nossa parte e exigir esforços para concretizar os projetos”, afirmou Teotonio Vilela.
O vice-presidente nacional de Atendimento, Distribuição e Negócios da Caixa, José Henrique Marques Cruz, também assinou o termo de cooperação com o Governo. “Essa parceria, além de contratual é pessoal. Estaremos à disposição do Governo de Alagoas para agilizar as ações habitacionais”, afirmou Cruz.
Também participaram da assinatura o superintendente da Caixa em Alagoas, Herbert Buenos Aires, o superintendente regional d