Geral

Célia Rocha vibra com construção da Nova Adutora para o Agreste

02/06/2012

  Finalmente vai se iniciar a construção para implantação do novo Sistema Adutor da Região do Agreste Alagoano.  A solenidade de assinatura do acordo de Parceria Público-Privada (PPP) aconteceu nesta sexta-feira (1º/06), nas instalações da CASAL Arapiraca. Assinaram o acordo o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, o presidente da Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental), Yves Besse, e o presidente da CAB Águas do Agreste, Lauro de Menezes. O evento contou com a presença e apoio da Deputada Federal Célia Rocha-PTB/AL.

A previsão é que as obras se iniciem em 120 dias, de acordo com a agenda, ou seja, outubro de 2012. Prazo previsto no contrato firmado com a CAB Águas do Agreste, empresa do grupo CAB Ambiental, que venceu a licitação para implantar o novo sistema e recuperar as adutoras já existentes resolvendo o problema da falta de água na região. A expectativa é que todo o sistema seja concluído e entre em funcionamento até junho de 2014.
A Cerca de R$ 143 milhões serão investidos na PPP do Agreste. Serão beneficiados 10 municipios da região: Arapiraca, São Brás, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. ″, O empreendimento será fundamental para o desenvolvimento da Mineradora Vale Verde, que também será geradora de emprego.
Deputada Célia Rocha-PTB/AL conhecedora das necessidades da população agrestina, em relação aos problemas enfrentados pela falta de água e energia fez questão de presenciar e apoiar o evento “Esta é uma aquisição que beneficiará cerca de 250 mil pessoas e com certeza muitas dificuldades e problemas existentes na região serão amenizados, pois este investimento é o maior e mais importante para a área de saneamento no interior de Alagoas, depois do Canal do Sertão.” disse.

Saiba mais sobre a PPP
A PPP do Agreste implantará um novo sistema adutor, com captação no rio São Francisco, em Traipu, de onde a água segue até Arapiraca, percorrendo 57 km por meio de uma adutora com 700mm de diâmetro e vazão de 1,5 milhão de litros por hora. Hoje, as duas adutoras existentes produzem para dez cidades 1,6 milhão de L/h. Já com as melhorias e o novo sistema adutor, essa produção sobe para 3,1 milhões de L/h, ou seja, a produção de água vai praticamente dobrar, possibilitando o fornecimento de 500 mil L/h de água bruta para a Mineradora Vale Verde.
O contrato da PPP inclui ainda serviços comerciais como leitura e entrega de fatura, instalação de hidrômetros, ligação de água, fiscalização de irregularidades, corte e cobrança. De acordo com Álvaro Menezes, presidente da Casal, após a implantação do sistema, Arapiraca não terá mais racionamento no abastecimento de água. “Além disso, as obras vão propiciar a implantação de novos empreendimentos no Agreste e acelerar o desenvolvimento da região. Um grupo de trabalho da Casal vai acompanhar os trabalhos de perto”, disse Menezes.
De acordo com o presidente da CAB Ambiental, Yves Besse, esta é a primeira PPP de água da empresa no Nordeste. “Nosso objetivo é ajudar a Casal e o Estado de Alagoas a levar água de qualidade, sem interrupção aos 250 mil moradores do Agreste”, afirma Yves Besse.
Pelo contrato da PPP, além de construir um novo sistema adutor, a CAB Águas do Agreste vai recuperar e manter os existentes, fazendo os investimentos necessários de modo a garantir, pelos próximos 30 anos, a segurança do abastecimento na região.