Geral

Aldo Rebelo garante apoio a candidatura de Alagoas na Copa

31/05/2012

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu apoio aos projetos apresentados pelo Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014 (Comcopa Alagoas), que visam o fortalecimento da candidatura de Alagoas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS). Ele cumpriu agenda de trabalho nesta quinta-feira (31), em Maceió, onde participou de atividades com o governador Teotonio Vilela e representantes do esporte em Alagoas.

O governador nomeou o ministro como embaixador de Alagoas para a Copa do Mundo, ressaltou a importância do esporte para o Estado e enfatizou o desejo de que Alagoas se torne um Centro de Treinamento de Seleções. “Queremos hospedar uma seleção importante, pois os alagoanos adoram futebol e o esporte é muito importante para a formação dos jovens, pois ensina a planejar, a trabalhar em equipe e a conviver”, ressaltou Teotonio Vilela.
A apresentação dos projetos foi feita pelo secretário-chefe do Gabinete civil e presidente do Comitê, Álvaro Machado, que relatou uma série de pontos acessórios que colocariam o Estádio Rei Pelé à frente de qualquer CTS do Brasil, já que ele já é um campo pré-selecionado pela Fifa e completamente reformado. Os recursos necessários para a adequação do Rei Pelé a fim de que ele se torne um CTS são da ordem de R$ 15 milhões.
“Apresentamos algumas intervenções na estrutura do estádio, nenhuma obrigatória, pois estamos percebendo que os estados estão indo além das condições obrigatórias. Tenho certeza que com esses elementos nos tornamos imbatíveis e poderemos abrigar qualquer seleção do mundo”, comentou Álvaro Machado.
Alguns dos elementos por ele citados são a construção de um campo auxiliar, de uma piscina de recuperação para os atletas, além de um centro de fisioterapia e academia, que, segundo Machado, seriam construídos mediante a desapropriação do terreno da garagem da empresa de transportes coletivos Veleiro, localizada em frente ao estádio. Além disso, também foi apresentado o projeto de construção do Memorial Rainha Marta, que ficaria localizado no próprio Rei Pelé, que “já está com seu projeto arquitetônico pronto e contribuiria para a ampliação da visitação dos alagoanos ao Museu dos Esportes”, pontuou Álvaro Machado.
O secretário-chefe também explanou sobre a alternativa de Alagoas ter outro estádio inscrito para ser um CTS – desejo do próprio ministro, através da apresentação da estrutura do estádio particular Nélson Peixoto Feijó, pertencente ao time Corinthians Alagoano, e do projeto de sua desapropriação.
“Nós vamos sim ajudar a melhorar a infraestrutura do estádio, pois é de interesse da Presidência e do Ministério nacionalizar todos os efeitos benéficos que os dois grandes eventos esportivos que o Brasil sediará deixarão, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirmou Aldo Rebelo, fazendo menção à assinatura de convênio com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também nesta quinta-feira, para a construção de quadras e outras estruturas nos campi da universidade.
O evento foi encerrado com a nomeação de Aldo Rebelo como embaixador de Alagoas para a Copa do Mundo e com a assinatura de convênio entre o Estado de Alagoas e a Fifa, tornando o Estádio Rei Pelé reconhecido oficialmente como centro de treinamento pré-aprovado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014.