Geral

Governo assina contrato da PPP do Agreste e dá prazo de 120 dias para início das obras

31/05/2012
As obras da Parceria Público-Privada (PPP) do Agreste já têm data para começar: outubro de 2012. Esse é o prazo previsto no contrato que será assinado na sexta-feira (1º), às 9h, em Arapiraca, pelo governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, pelo presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, pelo presidente da Companhia de Águas do Brasil (CAB ambiental), Yves Besse, e pelo presidente da CAB Águas do Agreste, Lauro de Menezes.
 
A solenidade de assinatura do contrato será realizada no Centro de Reservação e Distribuição (CRD-1), da Casal, situado na Rua Nossa Senhora Aparecida, s/nº, Centro de Arapiraca.
 
A CAB Águas do Agreste, empresa do grupo CAB ambiental, venceu a licitação para implantar o novo sistema adutor do Agreste e recuperar as adutoras existentes, resolvendo o problema da falta de água na região. A data para assinatura do contrato foi decidida na manhã desta quarta-feira (30), durante reunião entre o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, e representantes da CAB ambiental.
 
O secretário Marco Fireman recomendou à empresa prioridade para fornecedores e mão-de-obra locais e detalhou os prazos que devem ser cumpridos. “Após assinar o contrato, a empresa terá 120 dias para apresentar o projeto executivo da obra, buscar o licenciamento ambiental e a licença do Iphan, além de outros procedimentos necessários para iniciar as obras. Nossa expectativa é que todo o sistema seja concluído e entre em funcionamento até junho de 2014”, explicou o secretário Marco Fireman.
 
Cerca de R$ 143 milhões serão investidos na PPP do Agreste, que vai beneficiar uma população de 250 mil pessoas em dez municípios da região: Arapiraca, São Brás, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci. O empreendimento também será fundamental para o desenvolvimento da Mineração Vale Verde. A PPP do Agreste é o maior e mais importante investimento da área de saneamento no interior de Alagoas, depois do Canal do Sertão.
 
Saiba mais sobre a PPP
 
A PPP do Agreste implantará um novo sistema adutor, com captação no rio São Francisco, em Traipu, de onde a água segue até Arapiraca, percorrendo 57 km por meio de uma adutora com 700mm de diâmetro e vazão de 1,5 milhão de litros por hora. Hoje, as duas adutoras existentes produzem para dez cidades 1,6 milhão de L/h. Já com as melhorias e o novo sistema adutor, essa produção sobe para 3,1 milhões de L/h, ou seja, a produção de água vai praticamente dobrar, possibilitando o fornecimento de 500 mil L/h de água bruta para a Mineradora Vale Verde.
 
O contrato da PPP inclui ainda serviços comerciais como leitura e entrega de fatura, instalação de hidrômetros, ligação de água, fiscalização de irregularidades, corte e cobrança. De acordo com Álvaro Menezes, presidente da Casal, após a implantação do sistema, Arapiraca não terá mais racionamento no abastecimento de água. “Além disso, as obras vão propiciar a implantação de novos empreendimentos no Agreste e acelerar o desenvolvimento da região. Um grupo de trabalho da Casal vai acompanhar os trabalhos de perto”, disse Menezes.
 
De acordo com o presidente da CAB Ambiental, Yves Besse, esta é a primeira PPP de água da empresa no Nordeste. "Nosso objetivo é ajudar a Casal e o Estado de Alagoas a levar água de qualidade, sem interrupção aos 250 mil moradores do Agreste", afirma Yves Besse.
 
Pelo contrato da PPP, além de construir um novo sistema adutor, a CAB Águas do Agreste vai recuperar e manter os existentes, fazendo os investimentos necessários de modo a garantir, pelos próximos 30 anos, a segurança do abastecimento na região.