Geral

Governador avalia ações contra estiagem

26/05/2012

    O governador Teotonio Vilela Filho conduziu, ontem, reunião de trabalho do Comitê Integrado de Combate à Seca em Alagoas, com a presença dos secretários de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Infraestrutura e da Agricultura. Na pauta, as mais recentes ações do governo nas áreas atingidas pela estiagem, como recuperação e construção de novos poços, a operação carro-pipa, o cadastramento da bolsa-estiagem, cisternas e o financiamento para pequenos agricultores prejudicados pela seca.

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã Vilela, fez um balanço das visitas de inspeção que foram realizadas entre a segunda (21) e terça-feira (22), quando equipes da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram nas principais cidades afetadas.

    “Já fizemos o georreferenciamento da área e constatamos que existem mais de 40 poços que podem servir como fontes de água. Vamos recuperar 36 deles. Pelos menos 14 poços já podem ser perfurados a partir desta segunda-feira. Equipes de manutenção já estão na área. Entre 10 a 15 dias, 80 poços deverão estar recuperados”, informou Vilela.

    Na oportunidade, o governador cobrou os resultados de todos os secretários, e adiantou que os relatórios serão apresentados também nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa, durante audiência pública.

    Já o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, adiantou que quatro projetos na área de recursos hídricos estão sendo analisados pelo governo federal, no valor de R$ 145 milhões, em órgãos como Ministério da Integração Nacional. Entre estes projetos estão a recuperação da adutora da Bacia Leiteira, com verbas já aprovadas. Já os recursos próprios do Estado, no valor estimado de R$ 2 milhões, deverão ser alocadas para a limpeza de barragens, alimentação da população e recuperação de poços.

    Outra importante ação contra a seca, de acordo com Ivã Vilela, está a distribuição de 300 caixas d´água para a recuperação das nascentes nas comunidades com necessidade de água para consumo.

    “Com essas nascentes recuperadas, já podemos otimizar a utilização dos carros pipa, levando água para as comunidades onde não há essa possibilidade”, explicou Ivã Vilela. Segundo ele, 32 municípios do semiárido serão beneficiados.