Geral

Beroaldo Maia Gomes

25/05/2012

A maioria dos economistas definira, na década de cinqüenta, que o desenvolvimento era a conseqüência fundamental do fortalecimento do setor secundário da economia: o industrial. Implanta-se a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste para planejar e coordenar a estratégia da batalha que corrigiria os desníveis sociais existentes no nordeste brasileiro. Os Estados da região, apoiados no exemplo do governo central, criam entidades com os mesmos objetivos. Alagoas não foge ao raciocínio. O Governador Muniz Falcão entrega a tarefa a um dos melhores técnicos alagoanos. Engenheiro, com curso de pós-graduação em Paris, Beroaldo Maia Gomes foi o escolhido para elaborar a estrutura legal e definir os rumos da Companhia de Desenvolvimento de Alagoas – CODEAL.

Convida Ignácio Rangel para proferir um curso de Teoria do Desenvolvimento. Estudante de Economia, sou atraído pela oportunidade de adquirir maiores conhecimentos. Foi nesta ocasião que conheci esse homem raro, dotado de uma enorme capacidade de doação, com critérios de valores bem acima da mediocridade humana.
Servimos, juntos, às Alagoas, no Governo Luiz Cavalcante. Eleito Prefeito de Maceió, fui buscá-lo para compor o Conselho Deliberativo da Superintendência Municipal de Obras e Viação – SUMOV. Emprestou o brilho de sua inteligência à planificação urbanística de nossa Capital. Elabora-se o estudo preliminar no Plano Diretor, que seria executado na administração João Sampaio e atualizado pelo Prefeito Dilton Simões.
Homem público por índole, jamais se nega a atender ao chamamento de governadores. O que o atrai não são os homens, e sim, a conquista do bem comum.
O Presidente Geisel define o Pólo Cloro-químico em Alagoas. Precisávamos de um técnico de alto nível para coordenar os estudos visando à implantação do complexo industrial. Convido Beroaldo. Ele, fiel ao seu espírito, aceita. Executa um bom trabalho. A Indústria Química do Salgema enseja a instalação de novas empresas que desejam aproveitar seus subprodutos. Alagoas entra na era das indústrias germinativas. O progresso chega a passos de gigante. Nossa sociedade sofre transformações radicais.
Muitos contribuíram para que chegássemos a este estágio. Beroaldo Maia Gomes, professor universitário de singular saber, respeitado por sua cultura superior, por sua vocação sacerdotal para servir desinteressadamente, incluiu seu nome entre os grandes artífices do desenvolvimento alagoano.
Seu sepultamento, no Parque das Flores, foi uma apoteose de amigos, uma clara prova do respeito e admiração que conquistou, em seus 87 anos de existência.