Geral

Mais de 230 mil pessoas já foram imunizadas contra gripe em Alagoas

22/05/2012

        Com encerramento previsto para o próximo dia 25 de maio, a Campanha de Vacinação contra Influenza está com um índice de cobertura de 53,35% em Alagoas. A estatística deixa o Estado em 1º lugar no Nordeste, mas ainda está abaixo da meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que prevê a imunização 452.909 habitantes preconizados.

 

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau), Cleide Moreira, é importante que gestores e população se engajem na iniciativa. “As pessoas devem procurar os postos e unidades de saúde dentro do prazo. Além disso, também é fundamental que as administrações municipais adotem estratégias para mobilizar a sociedade e aumentar os números”, diz.

 

Ela ressalta que, até agora, 24 municípios estão com uma cobertura vacinal menor que 50%. Em outros 69, os índices estão entre 50 e 80% e apenas nove atingiram a meta estabelecida para a vacinação de trabalhadores da área, idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e indígenas. Até a última sexta-feira (18), 237.352 alagoanos haviam sido imunizados.

 

Ainda de acordo com as estatísticas, o grupo com menor percentual de vacinação é o das grávidas, que teve apenas 49% do objetivo alcançado. Pelo levantamento parcial, os mais bem colocados no ranking são a população indígena (65,24%) e as crianças (60,41%), seguidos dos servidores da saúde (57,56%) e dos maiores de 60 anos (51,40%).

 

“Ainda temos muito trabalho pela frente, em especial os gestores municipais, mas a campanha ainda está em curso, segue até a próxima sexta-feira, então ainda dá tempo de se imunizar. É importante que esses grupos preconizados se vacinem, até porque estarão protegidos contra três tipos de gripe: a sazonal, a H1N1 e a H1N3”, reforça Cleide Moreira.

 

A 14ª edição da campanha foi lançada pela Sesau no último dia 5 de maio, com a meta de imunizar 452 mil pessoas. Para alcançar a população preconizada, foram mobilizados 3.400 profissionais, 670 veículos, além de mil salas de vacina, entre fixas, extra fixas e volantes. Em todo o País, já foram vacinadas 12,9 milhões de pessoas, o que representa 43% do público-alvo.