Geral

Visita à 20ª Circunscrição de Serviço Militar

22/05/2012

Na manhã ensolarada do dia 3 de maio pretérito do fluente ano, imbuído peloespírito nacionalista, empreendi visita de cortesia à 20ª Circunscrição deServiço Militar encravada na Praça Olavo Bilac no epicentro da bela Maceió. Em1965, recebi das mãos do saudoso coronel Sady Carvalho a minha Reservista que amantenho guardada com muito respeito à Pátria.
Lá, chegando, fora recebido pelo RP que, porsua vez, me introduziu ao gabinete do jovem coronel Aldamir José Cardozo Nunes,comandante da 20ª Circunscrição de Serviço Militar. Diga-se, de passagem, foramuito receptivo com o presidente da Associação Alagoana de Imprensa (AAI), bemcomo professor titular de Economia do Centro Universitário Cesmac. Transmitindo-lhe,portanto, as saudações envidas pelo dinâmico reitor Dr. João Rodrigues SampaioFilho, do vice-reitor, doutor Douglas Apratto Tenório, respectivamente.
Dentro de um clima decordialidade recíproca, descobriu-se que o jovem oficial do honrado Exércitobrasileiro cursou o XII Ciclo da Adesg. Coincidentemente, na então EscolaTécnica federal de Alagoas fiz o mesmo curso capitaneado pelo Dr. LincolnCavalcanti, irmão do general Luís Cavalcanti, ex-governador de Alagoas, à época do esplendor da Revolução de 1964.
Naquele encontro alvissareiro, falou-se decultura, dos vultos históricos da Nação, bem como dos fundadores de República,coestaduanos Deodoro/Floriano Peixoto. E, por conseguinte, a conversação foramuito proveitosa em face do novel comandante ostentar cabedal técnicocientífico erudito.
Por outro lado,destacou-se o trabalho de engenharia realizado pelo verde/oliva na Região Nortedo País, ou seja, pontes, estradas e outras modalidades de serviços em prol dafronteira e, por que não dizer, da segurança nacional.
No transcorrer davisita in loco, fora ventilado o Museu existente daquela corporaçãomilitar, e, consequentemente, falou-se nas ações do atual comandante que, porsinal, nascido na Cidade Maravilhosa trouxe às Alagoas sua elevada experiênciaquer na caserna onde se especializou em comandar unidades militares, quer nosdiversos cursos de pós-graduação realizados no Sudeste e no exterior.
Na qualidade de recipendiário do Diplomade Colaborador da 20ª CSM, saí muito gratificado com a visita que realizeinaquela inesquecível manhã, e, por isso, prometi ao coronel que voltaria outrasvezes a fim de participar das solenidades realizadas nas dependências, e,principalmente, na Capela onde são celebradas eventos religiosos/civis derelevo na sociedade alagoana.
Por conta disso, assumicompromisso de divulgar nas minhas colunas todos os acontecimentos feitosnaquela organizada corporação. E, portanto, coloquei-me à disposição paraquaisquer parcerias que por ventura forem úteis àquela unidade que tive a honrade servi-la como reservista de terceira categoria.
Rui Barbosa legou àposteridade: “ A Pátria somos todos nós juntos servindo com o mesmo propósito.”Não passei pelas fileiras do Exército, mas realizei estudos, fiz pesquisa e,principalmente, em sala de aula propago a história de Caxias que o defendeu àaltura da grandeza deste Brasil continental abençoado por Deus.
Dir-se-ia que a visitarealizada foi, sem dúvida alguma, uma satisfação pessoal de grande valia àminha singularíssima pessoa. E, ao mesmo tempo, pude conhecer de perto um jovemoficial que presta relevantes serviços à sociedade alagoana. E, por fim,formulo as boas-vindas à terra de Lêdo Ivo, único conterrâneo a integrar à ABL,Casa de Machado de Assis.