Geral

Anúncio de forte estiagem preocupa prefeito Dinho Leite

07/05/2012

         O prefeito de Craíbas, Dinho Leite, se mostrou bastante apreensivo ao tomar conhecimento que a estiagem deverá ser forte neste ano na região sertaneja de Alagoas. A notícia foi recebida durante a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, ocorrida na última quinta-feira (3) no Palácio Marechal Floriano Peixoto, em Maceió.

 

        Durante o encontro, conduzido pelo coronel Luiz Antônio, que é coordenador da Defesa Civil Estadual e presidente do Comitê, foram criados quatro grupos de trabalho com os municípios em estado de emergência. Um desses grupos vai definir as ações de acesso à água, incluindo a instalação de cisternas, abastecimento por meio de carros-pipa e perfuração, recuperação e energização de poços artesianos.

 

        Além da Defesa Civil, fazem parte desse grupo o Exército, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e as Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

 

        “A notícia de que iremos enfrentar uma forte estiagem nos deixa bastante apreensivos. A maioria das famílias que reside em nossa zona rural sobrevive basicamente da agricultura familiar. Sem água para manter a lavoura essas famílias certamente serão bastante castigadas”, frisou Dinho Leite.

 

       BOLSA ESTIAGEM – De acordo com o delegado do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho, nos próximos dias deverá ser publicado um decreto no Diário Oficial da União determinando a quantidade de bolsas para os agricultores alagoanos. “Serão beneficiados os pequenos agricultores que não fazem parte do Garantia Safra”, explicou Coutinho. Até agora, já está confirmado que o valor da Bolsa Estiagem será de R$ 400 por agricultor, divididos em cinco parcelas.