Geral

Técnicos da Hemorrede realizam inspeção no Hemoar

04/05/2012

Com o propósito de assegurar a excelência dos serviços de hemoterapia e hematologia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS),técnicos da Hemorrede Pública de Alagoas realizaram uma inspeção no Hemocentro Regional de Arapiraca. A ação, que ocorreu na quarta-feira (2) e, passou por todos os processos que integram o ciclo do sangue e o atendimento hematológico,faz parte do Programa de Qualificação da Hemorrede Estadual (PQHE).

A inspeção não teve um caráter punitivo, mas estritamente corretivo. Procedimento que está especificado na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 1.353, que rege a política de sangue e hemoderivados brasileira, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desde 14 de junho do ano passado.

Para isso, os auditores da Hemorrede Pública percorreram todas as dependências do Hemoar,supervisionados pela diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.Durante todo o dia, eles analisaram as adequações e conformidades nos processos realizados, observando se os técnicos vêem implementando o que já foi previamente planejado e se eles estão seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Nosso propósito é promover a qualificação técnica e gerencial da Hemorrede Pública, identificandoos pontos críticos que precisam de melhorias e exigem priorização de recursos.Também queremos disponibilizar ferramentas que melhorem e apóiem a elaboração de planos de ação, padronização das informações obtidas nas avaliações e gerar informações úteis e válidas para a equipe em análise”, destacou Verônica Guedes.

Procedimentos para a avaliação – Para realizar a avaliação, previamente foi entregue uma lista comos critérios que foram analisados em cada setor. Os pontos que foram verificados, segundo a gerente da Qualidade da Hemorrede, Edivânia Laranjeiras,atendem a critérios estabelecidos pela portaria 1.353 e a requisitos da ISO9001:2008, na RDC 53/10.

“Ao visitar cada setor verificamos se os procedimentos adotados estavam em conformidade ou se alguns não estavam sendo executados corretamente pelos técnicos. Para isso,realizamos uma avaliação baseada em evidências e contamos com profissionais que foram treinados pelo Ministério da Saúde para orientar os profissionais para sanar possíveis por erros”, explicou Laranjeiras.

Ainda de acordo com a gerente do Comitê da Qualidade da Hemorrede, no mês de julho, o Hemoar passará por uma auditoria a ser realizada pelo Ministério da Saúde. “E para que todo o processo de hemoterapia e hematologia esteja em conformidade, estaremos entregando um relatório prévio à gerência do Hemoar, a fim de que pontos que apresentem não conformidade possam ser sanados”, explicou.