Geral

Usina Utinga usa coral como ferramenta para socializar crianças

28/04/2012

A Usina Utinga Leão, no município de Rio Largo, em parceria com a Igreja Batista em Utinga, está usando o canto coral como ferramenta de socialização e integração social infanto-juvenil. A iniciativa faz parte do projeto de voluntariado “Fazer Crescer”, que a usina desenvolve com o objetivo de minimizar os problemas familiares e proporcionar melhor qualidade de vida aos filhos de seus trabalhadores.

A convite da Gerência Administrativa da usina, a IBUtinga está apoiando o projeto. O pastor Sérgio Corrêa, que também é regente e pianista (foi Ministro de Música em diversas igrejas de Maceió), aceitou ensinar as crianças e adolescentes, voluntariamente. “O coral já conta com 50 participantes inscritos, terá um repertório variado e uma agenda divertida de ensaios e apresentações”, informa o pastor.
A finalidade do projeto, segundo ele, é sociabilizar os participantes através da prática do canto coral, “proporcionando-lhes um ambiente acolhedor e agradável, longe do risco das drogas, do alcoolismo, da prostituição e de tantos outros males que têm destruído o sonho da juventude”. Para ele, é uma importante ferramenta de resgate social utilizada numa área tão carente.
As crianças e adolescentes alcançadas pelo “Fazer Crescer” são filhos dos trabalhadores da usina nas suas mais diversas áreas; crianças que moram no Distrito de Utinga e em seus povoados (Rua Nova, Garça Torta, Malhada, Munguba, etc.) O projeto também contempla uma escolinha de futebol, palestras com psicólogos, médicos e outros profissionais.
Idealizado pela gerente administrativa da usina, Sandra Sobral, o projeto é coordenado pela supervisora de RH Pauliane Araújo. Elas prestigiaram o primeiro ensaio do coro, no Colégio Municipal Marieta Leão, com as analistas de projetos sociais e de RH, Fabiana Alcântara e Marcela Brito. As aulas/ensaios são em dias e horários flexíveis, para que todos os coristas participem. “A idéia foi tão bem absorvida que já estamos pensando em um coral para os funcionários da usina e seus familiares”, conta o pastor.

Celebração

A Ibutinga, que no mês de agosto completa 45 anos de organização (60 de existência, 15 deles como congregação), tem sido grande parceira da usina na busca de melhor qualidade de vida dos habitantes do distrito e comunidades vizinhas. Em setembro do ano passado, o pastor Sérgio foi convidado para a celebração que marcou o início da moagem 2011/2012 na usina, constituindo-se no primeiro pastor batista a receber o convite nestes 60 anos da IBUtinga.
“A nossa igreja é muito querida na comunidade. Por tudo, que Deus seja louvado e nos conceda sabedoria, inteligência e oportunidades para fazermos muito mais pela evangelização e o bem-estar social de Utinga, Forene e dos demais habitantes de Rio Largo”, concluiu o pastor Sérgio. Além da IBUtinga, ele pastoreia a Igreja Batista da Forene. Recentemente, foi agraciado com a Comenda Cipriano Jucá e com o Título de Sócio Honorário da Academia Maceioense de Letras.