Geral

Silvestre Péricles

27/04/2012

Silvestre Péricles governa Alagoas. Espírito autoritário, impulsivo e arrebatado, alterna, com facilidade, suas emoções. Os servidores do Palácio afirmavam para os íntimos que o Ministro Silvestre Péricles costumava “emprenhar pelos ouvidos”. Extremamente honesto, qualquer pleito que interpretasse interesses escusos levava-o a agredir o solicitante, com palavrões. O seu estilo de governar enriquece o anedotário político de Alagoas. Boatos afirmavam que, certa feita, irritado com as críticas dos deputados estaduais que o ameaçavam com um processo de impeachment, mandou pichar de excrementos, por soldados da Polícia Militar, as paredes externas do lindo prédio da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, onde, em caráter provisório, funcionava a Assembléia Legislativa. Qualquer comentário contra o governo considerava um insulto pessoal e reagia furiosamente. Oferecendo um almoço ao

Embaixador francês em visita a Maceió, ao ser interpelado pelo diplomata pedindo notícias de um ilustre advogado alagoano que conhecera no Rio de Janeiro, responde, cometendo uma injustiça, pelo simples fato de ser um integrante da oposição: “dando a bunda, como sempre”. Paradoxalmente, foi um bom poeta e excelente filho. Tinha verdadeira idolatria por Dona Constança. Um pedido dela era uma ordem. Foi a única pessoa a quem prestou total obediência.

Acostumei-me a vê-lo passear, à noite, enquanto brincávamos na Praça Marechal Floriano Peixoto. Estatura pouco acima da média, cabelos brancos, cenho fechado, transmitia para nós, crianças, um certo temor. Não ousávamos dele nos aproximar.

Candidato a Prefeito de Maceió, em 1965, o Professor Mário Marroquim me leva à presença do Ministro Silvestre Péricles, de quem era muito amigo, em seu apartamento residencial, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. O intuito do querido professor era tentar sensibilizá-lo a nos apoiar. Ele foi muito gentil, afirmando, entretanto, que havia assumido com o Deputado Muniz Falcão o compromisso de apoiar o candidato indicado pelo Deputado Federal Ari Pitombo, dentro da coligação que eles estavam montando para disputar o governo alagoano. Eleito, sempre lhe tributei muito respeito.