Geral

Alagoas é o primeiro estado a avaliar a Atenção Primária à Saúde

17/04/2012

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) encerrou, nesta terça-feira (17), a avaliação da Atenção Primária nos municípios alagoanos. O evento, promovido pela Diretoria de Atenção Básica da Sesau, contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, e aconteceu no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

“Alagoas é o primeiro estado a realizar a avaliação da Atenção Primária à Saúde. No ranking do Ministério da Saúde, é o melhor do Nordeste. Dentre os sete estados brasileiros que destinam recursos para a Atenção Básica dos municípios, o governo do Estado realiza o maior repasse. Esses números representam e promovem os que fazem a Saúde”, pronunciou Alexandre Toledo, enfatizando o trabalho coletivo para a Saúde.

A Atenção Primária é a prioridade da política estadual de Saúde. De acordo com Sival Clemente, superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, três ações foram propostas para a área: o aporte financeiro para os municípios; o projeto do Centro Regional de Especialidades para oferecer suporte às equipes municipais; e as obras de investimento para melhorias das unidades básicas de saúde.

Durante o evento, a diretora de Atenção Básica da Sesau, Myrna Pimentel, proferiu a primeira palestra que abordou sobre a Avaliação do Curso de Gerência de Atenção Primária à Saúde. Segundo a diretora, o seminário visa à qualificação dos coordenadores municipais para o fortalecimento da Atenção Primária e a saúde da população.