Geral

Gestores e servidores discutem estratégias para unidades de Saúde

10/04/2012

        Com o objetivo de criar um canal de comunicação com os servidores, gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram, nesta terça-feira (10), em unidades da rede para dar início ao Programa Aberto Para Ouvir (Papo). A visita aconteceu nos ambulatórios 24h João Fireman, no Jacintinho, e Dom Miguel Câmara, no bairro da Chã da Jaqueira.

Criado pela coordenadora de Ações Estratégicas do órgão, Camille Wanderley, o projeto visa facilitar a resolução de problemas, o surgimento de novas idéias e a identificação de possíveis entraves no funcionamento dos postos sob gestão do Governo estadual. O intuito é estreitar a relação com os profissionais, possibilitando melhorias para o ambiente de trabalho.

À frente das visitas, o secretário de Saúde, Alexandre Toledo, ressaltou a importância do programa. “Queremos que nasçam de vocês, que estão aqui no dia a dia, as propostas. Já implementamos a metodologia na secretaria e tem dado certo. Agora queremos saber as dificuldades de vocês e como resolvê-las”, disse ele para os servidores do João Fireman.

Localizada no Jacintinho, que possui cerca de 250 mil habitantes, a unidade tem uma demanda de 300 pacientes por dia – cerca de 60% deles, porém, deveriam ser atendidos nas unidades municipais. “A atenção básica não funciona e as equipes do Programa de Saúde da Família são poucas no bairro. Isso sobrecarrega muito os funcionários”, destacou a médica Denise Agra.

Além da grande demanda, outros tópicos discutidos foram as escalas de plantão, a promoção de capacitações e a violência no entorno do ambulatório, além da reforma da recepção e do estacionamento. As obras, que terão os projetos analisados pela Sesau, têm como finalidade aperfeiçoar o atendimento aos usuários e facilitar a locomoção.