Geral

41 municípios excluídos do “Prêmio José Aprígio Vilela”

03/04/2012

O Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora é uma realização anual do Instituto Cidadão cujo objetivo é homenagear os cinco municípios alagoanos que mais tenham se destacado em ações de cidadania, investimento em educação, saúde, ação social, apoio ao micro e pequeno empresário e administração moral e legal.
O evento que já é considerado pelos prefeitos como o “Oscar da Gestão Pública Alagoana” premiou em 2011 os municípios de Arapiraca, Atalaia, Cajueiro, Junqueiro e Piranhas em uma grande festa que reuniu as mais destacadas autoridades, representantes dos municípios agraciados e personalidades dos setores da indústria e comércio, além de lideranças comunitárias.

Municípios que não fizeram a Consocial estão fora

A diretoria do Instituto Cidadão ao participar da Conferência Estadual de Transparência e Controle Social – Consocial – realizada no dia 30 de março no Centro de Convenções de Maceió fez pronunciamento durante a plenária quando comunicou a aprovação de resolução segundo a qual “fica vedada a participação no Prêmio José Aprígio Vilela de Gestão Pública Responsável e Empreendedora de municípios que não tenham convocado ou realizado a conferência no âmbito municipal”. Com a decisão 41 municípios alagoanos estão impedidos de participar da premiação.
Para o presidente do Instituto Cidadão, jornalista Pedro Oliveira, “a decisão do IC não poderia ser diferente. Ao não realizar a conferencia municipal o administrador demonstra no mínimo a falta de interesse pelo processo de transparência e o controle da sociedade civil sobre os atos de gestão e isto hoje não é mais admissível. Lamentamos pois sabemos que entre estes existem municípios com grande potencial de ações sociais e de proteção e amparo a setores como educação, saúde e empreendedorismo, mas não poderia ser diferente, pois nosso grande foco com o prêmio é a gestão pública moral, legal e transparente.
O “Prêmio José Aprígio Vilela” terá sua entrega em dezembro de 2012, em sessão solene do Instituto Cidadão, oportunidade em que também será entregue a “Medalha do Mérito Dom Hélder Câmara” para personalidades e instituições que tenham desempenhado papel de apoio a ações de cidadania e se identifiquem com os princípios estatutários da entidade realizadora.