Geral

Prefeitos alagoanos recebem prêmio por ações empreendedoras

03/04/2012

Na manhã desta segunda-feira (2), o governador em exercício José Thomaz Nonô entregou o prêmio de “Melhor Projeto”, reconhecimento máximo da administração pública, ao prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus. A premiação faz parte do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado a cada dois anos, com o objetivo de estimular e desenvolver as micro e pequenas empresas dos municípios alagoanos.

Para Thomaz Nonô, o prêmio impulsiona o crescimento dos municípios e dá visibilidade às ações empreendedoras da administração pública, que beneficiaram os pequenos empresários da cidade. “O Governo se orgulha de ver o Sebrae estimulando e apoiando as prefeituras com o relacionamento com os micro e pequenos empresários. São os pequenos empresários que geram emprego, renda, recurso, arrecadação de impostos e progresso”, afirmou Thomaz Nonô.

Ainda segundo Nonô, o Sebrae contribui para a integração e a assistência entre empresários e municípios, e o prêmio contempla as atividades do setor público. “O governo Teotonio Vilela é engajado no processo de atração de novas empresas, não fechando as portas para aqueles que vêm deixar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do nosso Estado. O Sebrae e os prefeitos estão de parabéns pela dedicação nesse processo, e vamos juntos construir uma nova Alagoas”, concluiu o governador em exercício.

O superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, destacou que os pequenos negócios representam 25% do PIB nacional. “Os gestores que desejam deixar a sua marca na administração municipal devem dar ênfase ao desenvolvimento e dinamização da economia local através da parceria com as micro e pequenas empresas, que são os principais pilares da economia do Brasil”, disse.

Este ano, a premiação foi dividida em destaques temáticos de 6 categorias de reconhecimento. O prefeito Cristiano Matheus foi o vencedor da principal categoria “Melhor Projeto”, que avalia a abrangência, impacto e inovação do projeto municipal. Ele representará Alagoas na etapa nacional do prêmio, que acontece no dia 15 de maio, em Brasília.

“Marechal Deodoro é uma cidade que está no coração dos alagoanos. Gostaria de agradecer a toda minha equipe que trabalha diariamente para o crescimento de Marechal, e também oferecer esse prêmio ao vice-governador Nonô, que foi meu padrinho político, e ao governador Teotonio Vilela pela parceria de sempre”, declarou o prefeito Cristiano Matheus.

Foram vencedores das categorias: “Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais”, Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares; “Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”, Renilde Bulhões, de Santana do Ipanema; “Lei Geral Municipal”, Cristiano Matheus, de Marechal Deodoro; “Crédito e Capitalização”, Toninho Lins, de Rio Largo; “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável”, Israel Saldanha, de Penedo, e “Promoção do Desenvolvimento Rural”, Alay Correia, de Taquarana.

Nesta edição, 50 prefeitos foram inscritos e 15 foram classificados como finalistas. Todos os prefeitos inscritos receberam certificado e os vencedores ganharam troféu. Já o vencedor da categoria “Melhor Projeto” ganhou uma viagem para o município vencedor na etapa nacional, com o objetivo de trocar experiências e aprimorar a gestão municipal.

O VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor aconteceu no Radisson Hotel e é uma realização do Sebrae Alagoas que conta com o apoio da Associação dos Municípios Ala-goanos (AMA).