Geral
Sesau e prefeitura de Arapiraca realizam capacitação sobre Tabagismo
Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Programa de Controle do Tabagismo em Alagoas, iniciou nesta quarta-feira (28) uma capacitação sobre assunto. O objetivo do evento é discutir estratégias de abordagem intensiva no tratamento e ampliar os núcleos de atendimento ao fumante.
Voltada para profissionais da área, a capacitação reúne cerca de 50 participantes, entre eles, médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, no centro da cidade e prossegue até sexta-feira (30).
No primeiro dia, os trabalhos foram abertos pela coordenadora geral do Programa de Controle ao Tabagismo em Alagoas, Vetrúcia Teixeira Costa; pela coordenadora da Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho; pela coordenadora de Vigilância à Saúde, Aglaí Tojal, e pela coordenadora do Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT), Márcia Barbosa.
Durante a capacitação foram realizadas diversas atividades, a exemplo de palestras que discutiram diversos assuntos, entre eles, sobre as políticas de saúde voltadas à prevenção, combate e tratamento dos usuários do tabaco.
A discussão que estamos promovendo é de fundamental importância, uma vez que estamos trabalhando para a ampliação do controle do tabaco. É inadmissível saber que anualmente 6 milhões de pessoas morrem vítima de problemas de saúde causados pelo fumo. No Brasil esse número também é surpreendente, com cerca de 200 mil casos por ano. O sistema SUS gasta cerca de R$ 20 milhões por ano somente em Alagoas, frisou a coordenadora Vetrúcia Costa.
Por sua vez, a coordenadora da Promoção à Saúde de Arapiraca, Fátima Ramalho, citou como um exemplo recente a morte do humorista Chico Anísio que, durante anos foi fumante. Ele disse ainda que o município está capacitando 19 unidades de saúde, descentralizando o serviço de Atenção ao Tabagismo.
Nesta quinta-feira (29), a capacitação será voltada para as enfermidades causadas pelo cigarro. Na ocasião, a pneumologista Mônica Maria de Assis, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, irá abordar as doenças relacionadas ao aparelho respiratório, enquanto o cardiologista do Hospital do Coração Aliomar Lins se concentra nos males causados ao aparelho circulatório.
A programação conta ainda com a exposição das portarias do Ministério da Saúde que tratam sobre a implantação dos Núcleos de Atenção ao Fumante e discussões quanto ao apoio medicamentoso e o uso racional de medicamentos. No último dia do evento, serão apresentados casos clínicos e o Plano Municipal de Controle do Tabagismo de Arapiraca.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5RELATÓRIO
Chega a 184 o número de desabrigados e desalojados pelas chuvas no Estado