Mundo
Cavalos saltam através das chamas e animais de estimação vão à igreja em rituais espanhóis em homenagem a Santo Antônio
SAN BARTOLOMÉ DE PINÁRES, Espanha (AP) — Centenas de espanhóis assistiram a cavalos galopando em meio a chamas altíssimas, horas antes de donos de animais de estimação em Madri levarem seus cães e gatos à igreja no sábado para serem borrifados por um padre como bênção.
As tradições espanholas contrastantes acontecem todos os anos em janeiro para homenagear Santo Antônio Abade, o santo padroeiro dos animais domésticos. E, apesar das críticas de grupos de direitos dos animais, o espetáculo com cavalos e fogo atrai multidões fiéis todos os anos.

Um homem cavalga através de uma fogueira como parte de um ritual em homenagem a Santo Antônio Abade, padroeiro dos animais domésticos, em San Bartolomé de Pinares, Espanha, sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. (Foto AP/Manu Fernandez)
Las Luminarias é uma tradição secular que acontece na vila espanhola de San Bartolomé de Pinares — com 500 habitantes — a cerca de 100 quilômetros (60 milhas) de Madri. Cavaleiros guiam cavalos através de fogueiras no meio da rua, num ato que se acredita purificar os animais para o ano que se inicia.
"Antigamente, essa tradição era realizada porque acreditava-se que os ramos e a fumaça abençoavam os cavalos e burros usados na agricultura, como uma forma de cura para evitar que adoecessem e garantir que continuassem trabalhando nos campos", disse o participante Antonio Patricio, de 62 anos.
As festividades começaram ao anoitecer de sexta-feira, com enormes pilhas de galhos de árvores sendo colocadas na rua, enquanto os moradores locais discutiam sobre como compartilhar vinho, cerveja e doces. Horas depois, as pilhas são incendiadas e se transformam nas fogueiras ameaçadoras pelas quais os animais precisam pular — ou contornar

Um cavalo é preparado para participar de um ritual em homenagem a Santo Antônio Abade, padroeiro dos animais domésticos, em San Bartolomé de Pinares, Espanha, sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. (Foto AP/Manu Fernandez)
Grupos de defesa dos direitos dos animais criticam Las Luminarias há muito tempo, mas os moradores locais dizem que os cavalos raramente, ou nunca, se ferem.
Na manhã seguinte, no dia de Santo Antônio, em algumas igrejas da Espanha, os donos de animais de estimação levam seus companheiros peludos para serem aspergidos com água benta. Acredita-se que essa bênção ritual traga saúde e proteção aos animais durante o ano — embora haja menos objeção ao fato de cães e gatos serem aspergidos com água em comparação com cavalos que enfrentam as chamas.
No sábado, donos de animais de estimação aguardavam pacientemente do lado de fora da entrada da igreja de Santo Antônio, no centro de Madri, onde padres católicos abençoavam os animais que passavam. Muitos dos cães estavam agasalhados com coletes de inverno, enquanto os gatos pareciam um pouco mais confusos.
“Estou feliz por poder fazer isso”, disse Rosa Gomez, moradora de Madri, segurando sua cachorrinha de orelhas pontudas, Kia. “Ela é uma cachorrinha que nos foi dada há seis anos por uma família que não podia cuidar dela, então a adotamos, e desde então ela tem nos feito uma ótima companhia.

Participantes aguardam ao lado dos arbustos que serão incendiados como parte de um ritual em homenagem a Santo Antônio Abade, padroeiro dos animais domésticos, em San Bartolomé de Pinares, Espanha, sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. (Foto AP/Manu Fernandez)
Horas antes do início de Las Luminarias, os cavaleiros envolvem os rabos de seus cavalos com fita resistente ao fogo e trançam suas crinas. Alguns aplicam um verniz nas crinas dos animais para evitar que se queimem ao saltarem sobre as chamas. Outros os embelezam, trançando suas crinas firmemente, amarrando fitas rosa e vermelhas nos rabos envoltos em fita e adornando-os com enfeites de cabeça.
A criação de gado e a agricultura eram meios de subsistência comuns em San Bartolomé e em dezenas de outras vilas e cidades do centro da Espanha que agora permanecem desertas durante grande parte do ano. Os moradores locais dizem que Las Luminarias surgiu depois que uma doença misteriosa assolou os animais da vila séculos atrás, e a partir daí as pessoas passaram a acreditar que a fumaça poderia purificar e curar os cavalos.
Ir a Las Luminarias significa voltar para casa de madrugada no dia seguinte com as roupas e o cabelo impregnados de cheiro de fumaça. No interior da Espanha, que está se esvaziando, os moradores locais comemoram o fato de a tradição atrair familiares, amigos e curiosos para a vila por uma noite a cada ano.

Um cavalo é preparado para participar de um ritual em homenagem a Santo Antônio Abade, padroeiro dos animais domésticos, em San Bartolomé de Pinares, Espanha, sexta-feira, 16 de janeiro de 2026. (Foto AP/Manu Fernandez)
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026