Mundo Tech

Grupo hacker ‘rouba’ catálogo do Spotify e libera para download gratuito

Anna’s Archive, conhecido pelo hacktivismo, justifica o ataque em nome do preservacionismo

Agência O Globo - 22/12/2025
Grupo hacker ‘rouba’ catálogo do Spotify e libera para download gratuito
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O grupo Anna’s Archive anunciou, no último sábado (20), ter baixado todo o catálogo do Spotify, totalizando 256 milhões de músicas em diferentes versões, além de 186 milhões de metadados. Segundo o grupo, trata-se do “primeiro arquivo de preservação para música totalmente aberto”. O Spotify confirmou a extração dos arquivos.

Utilizando a técnica de scraping — que emprega bots e scripts para coletar dados em larga escala de websites —, o grupo conseguiu reunir cerca de 300 terabytes de dados dos servidores da plataforma de streaming.

Para efeito de comparação, seriam necessários cerca de 2.500 celulares convencionais, com 128 gigabytes cada, para armazenar todo o conteúdo extraído.

No blog oficial, o Anna’s Archive, já conhecido por ações semelhantes envolvendo livros e artigos científicos, afirmou que o objetivo é preservar “o conhecimento e a cultura humana”.

De acordo com o grupo, apesar de as músicas pirateadas representarem apenas 37% do total disponível, elas correspondem a 99,6% das faixas tocadas na plataforma.

Em declaração ao site Android Authority, o Spotify confirmou o vazamento, mas não detalhou se a quantidade divulgada pelo Anna’s Archive é precisa: “Uma investigação sobre acesso não autorizado identificou que um terceiro realizou scraping de dados públicos e utilizou táticas ilícitas para burlar as defesas e acessar alguns arquivos de música da plataforma”, informou a empresa.

Com os dados em mãos, o grupo também realizou análises, identificando a duração média das músicas, a proporção entre faixas explícitas e limpas, além de revelar que quase mil canções ultrapassam cinco horas de duração.