Internacional
Trump anuncia tarifas a países europeus contrários à anexação da Groenlândia
Nações afetadas enviaram tropas militares à ilha ártica durante a semana
Opresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas de 10%, a partir de 1º de fevereiro, contra a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido e Finlândia.
"A partir de 1º de junho de 2026, essas tarifas subirão para 25%", afirmou Trump no Truth neste sábado (17), ressaltando que os impostos serão pagos "até que se chegue a um acordo para a compra completa e total da Groenlândia".
A medida do mandatário de Washington é uma retaliação aos países europeus que no início da semana enviaram tropas para a ilha ártica a fim de defender o território contra uma possível invasão americana.
Todas as nações citadas, assim como os EUA, integram a Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um pacto que estabelece a defesa coletiva de qualquer um de seus membros.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, que está no Paraguai, onde ocorreu hoje a assinatura do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, comentou a decisão do líder americano.
"Em relação ao anúncio de Trump, posso afirmar que a UE sempre será muito firme na defesa do direito internacional, em todos os lugares e, sobretudo, em seu próprio território. Nesse sentido, estou coordenando uma resposta conjunta entre os Estados-membros sobre essa questão", disse Costa.
Ainda neste sábado, milhares de pessoas se manifestaram em Copenhague, capital da Dinamarca, contra as ameaças de Trump de anexar a Groenlândia.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026