Geral

EUA e Irã retomam negociações indiretas no Paquistão

Representantes dos dois países chegam a Islamabad para nova rodada de diálogo mediada pelo governo paquistanês. Encontro direto ainda é incerto.

25/04/2026
EUA e Irã retomam negociações indiretas no Paquistão
EUA e Irã retomam negociações indiretas no Paquistão - Foto: ILUSTRAÇÃO IA

Estados Unidos e Irã concordaram em retomar as negociações de paz no Paquistão, porém de forma indireta. Os representantes americanos, Steve Witkoff, enviado do ex-presidente Donald Trump, e Jared Kushner, genro do presidente, embarcam neste sábado (25) para Islamabad. O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, chegou à capital paquistanesa nesta sexta-feira (24).

Na quinta-feira, autoridades iranianas informaram que Araghchi poderia se reunir com os dois americanos, mas a imprensa oficial e o porta-voz da chancelaria, Esmail Baqaei, negaram a possibilidade. Pelas redes sociais, Baqaei declarou que “nenhum encontro está previsto entre representantes de Irã e EUA”.

“As observações iranianas serão transmitidas ao Paquistão”, afirmou o porta-voz. O governo paquistanês, que atua como mediador do diálogo, deverá se reunir em seguida com Kushner e Witkoff. Duas fontes do regime iraniano, citadas pelo portal americano Axios, disseram que um possível encontro entre os enviados de Trump e Araghchi pode ocorrer na segunda-feira.

A expectativa é que o chanceler iraniano siga de Islamabad para Muscat, em Omã, e depois para Moscou. Em Islamabad, Araghchi já se reuniu com o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, o ministro das Relações Exteriores, Ishaq Dar, e o comandante do exército do Paquistão, marechal Asim Munir.

Segundo dois altos funcionários do governo iraniano, que falaram sob anonimato ao New York Times, Araghchi deve apresentar uma resposta por escrito à proposta dos EUA para um possível acordo.

Cautela

Públicamente, a Casa Branca demonstrou otimismo com a retomada do diálogo em Islamabad. “Os iranianos querem negociar. Steve e Jared vão ao Paquistão para ouvi-los”, afirmou Karoline Leavitt, secretária de imprensa de Trump. “Esperamos que haja progresso. O presidente (Trump), o vice-presidente (J.D. Vance) e o secretário de Estado (Marco Rubio) estarão aguardando atualizações aqui nos EUA.”

Nos bastidores, entretanto, o governo americano adota postura cautelosa. O fato de Vance, vice de Trump e líder da equipe americana na primeira rodada de negociações em abril, não viajar desta vez indica que a missão de Kushner e Witkoff é mais exploratória.

Divergências

A nova rodada de negociações foi anunciada após o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmar que o bloqueio naval americano a navios e portos iranianos continuará “pelo tempo que for necessário”, até que o Irã aceite um acordo. Por sua vez, os iranianos condicionam a retomada das conversas ao fim do cerco.

Permanecem divergências importantes entre os dois países, especialmente quanto ao controle do Estreito de Ormuz e ao futuro do estoque de urânio enriquecido do Irã. Outro impasse é a exigência americana de que Teerã abandone o apoio a milícias aliadas no exterior, como Hezbollah (Líbano), houthis (Iêmen), Hamas (Faixa de Gaza) e grupos xiitas armados no Iraque.

Com agências internacionais

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.