Geral
Trump cria 'Conselho da Paz' para Gaza e convida Milei, Erdogan e outros líderes
Iniciativa propõe estrutura internacional para reconstrução e segurança em Gaza, mas ausência de palestinos no comando gera críticas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) a criação do chamado 'Conselho da Paz', reunindo líderes como Javier Milei (Argentina), Recep Tayyip Erdogan (Turquia), Abdel Fattah al-Sisi (Egito) e Mark Carney (Canadá) para coordenar a reconstrução e a segurança na Faixa de Gaza.
A proposta visa estabelecer uma estrutura internacional para administrar o território palestino após um eventual cessar-fogo com o grupo Hamas. Segundo o plano americano, a chamada 'fase 2' prevê a formação de uma comissão de tecnocratas palestinos, mas, até o momento, nenhum nome palestino foi incluído no alto escalão do conselho, o que já provoca críticas e acusações de que a solução está sendo imposta de fora.
Trump presidirá pessoalmente o novo órgão, que terá entre seus fundadores nomes como Jared Kushner, Tony Blair e o presidente do Banco Mundial. Apesar da iniciativa, o desarmamento do Hamas permanece como um impasse, e Israel já cogita uma nova ofensiva militar na região.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026