Geral

Trump cria 'Conselho da Paz' para Gaza e convida Milei, Erdogan e outros líderes

Iniciativa propõe estrutura internacional para reconstrução e segurança em Gaza, mas ausência de palestinos no comando gera críticas

17/01/2026
Trump cria 'Conselho da Paz' para Gaza e convida Milei, Erdogan e outros líderes
Trump anuncia Conselho da Paz para Gaza com líderes internacionais, mas sem representantes palestinos. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17) a criação do chamado 'Conselho da Paz', reunindo líderes como Javier Milei (Argentina), Recep Tayyip Erdogan (Turquia), Abdel Fattah al-Sisi (Egito) e Mark Carney (Canadá) para coordenar a reconstrução e a segurança na Faixa de Gaza.

A proposta visa estabelecer uma estrutura internacional para administrar o território palestino após um eventual cessar-fogo com o grupo Hamas. Segundo o plano americano, a chamada 'fase 2' prevê a formação de uma comissão de tecnocratas palestinos, mas, até o momento, nenhum nome palestino foi incluído no alto escalão do conselho, o que já provoca críticas e acusações de que a solução está sendo imposta de fora.

Trump presidirá pessoalmente o novo órgão, que terá entre seus fundadores nomes como Jared Kushner, Tony Blair e o presidente do Banco Mundial. Apesar da iniciativa, o desarmamento do Hamas permanece como um impasse, e Israel já cogita uma nova ofensiva militar na região.

Por Sputnik Brasil