Geral
Von der Leyen: 'Escolhemos comércio justo a tarifas'
Presidente da Comissão Europeia destaca pacto UE-Mercosul como avanço para cooperação, sustentabilidade e livre comércio.
Em cerimônia realizada neste sábado (17) no Paraguai, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o novo acordo entre União Europeia e Mercosul, classificando-o como um marco de "cooperação, não rivalidade".
O pacto elimina tarifas, amplia investimentos e estabelece uma zona de livre comércio que abrange 700 milhões de pessoas, representando quase 20% do PIB global. Além disso, o tratado prevê compromissos com o desenvolvimento sustentável e a transição energética, fortalecendo os laços econômicos e ambientais entre os dois blocos.
Segundo von der Leyen, "quando regiões como as nossas falam com uma só voz, o mundo escuta". A dirigente europeia ressaltou que o acordo representa uma aliança estratégica em meio à intensificação das tensões comerciais globais, especialmente diante do novo mandato de Donald Trump. "É assim que o comércio deve funcionar", afirmou.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026