Geral

Von der Leyen: 'Escolhemos comércio justo a tarifas'

Presidente da Comissão Europeia destaca pacto UE-Mercosul como avanço para cooperação, sustentabilidade e livre comércio.

17/01/2026
Von der Leyen: 'Escolhemos comércio justo a tarifas'
Ursula von der Leyen celebra acordo UE-Mercosul, destacando cooperação e livre comércio entre os blocos. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Em cerimônia realizada neste sábado (17) no Paraguai, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o novo acordo entre União Europeia e Mercosul, classificando-o como um marco de "cooperação, não rivalidade".

O pacto elimina tarifas, amplia investimentos e estabelece uma zona de livre comércio que abrange 700 milhões de pessoas, representando quase 20% do PIB global. Além disso, o tratado prevê compromissos com o desenvolvimento sustentável e a transição energética, fortalecendo os laços econômicos e ambientais entre os dois blocos.

Segundo von der Leyen, "quando regiões como as nossas falam com uma só voz, o mundo escuta". A dirigente europeia ressaltou que o acordo representa uma aliança estratégica em meio à intensificação das tensões comerciais globais, especialmente diante do novo mandato de Donald Trump. "É assim que o comércio deve funcionar", afirmou.

Por Sputnik Brasil