Geral
Tensão entre Milei e Lula aumenta em meio à assinatura do acordo Mercosul-UE, opinam analistas
Ausência de Lula em evento oficial e divergências políticas evidenciam distanciamento entre Brasil e Argentina às vésperas do acordo Mercosul-União Europeia.
A relação entre o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a ser marcada por tensão às vésperas da assinatura do acordo Mercosul–União Europeia.
A ausência de Lula no ato oficial, a realização de agendas paralelas com líderes europeus e a recusa do Brasil em representar a Argentina em Caracas evidenciam a falta de sintonia entre Buenos Aires e Brasília.
O analista internacional argentino Rodrigo Ventura de Marco, em entrevista à Sputnik, avaliou que esses movimentos demonstram claramente uma discórdia entre os dois países, tanto no campo dos interesses quanto das ideias.
"Lula tem um claro compromisso com o multilateralismo e historicamente apostou no acordo", afirmou o analista Ezequiel Magnani. Segundo ele, Lula buscou reafirmar sua liderança regional e marcar distância política em relação a Milei.
Apesar do clima de atrito, especialistas concordam que a assinatura do acordo Mercosul–União Europeia permanece sendo de interesse para ambos os governos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano