Geral

Jornalista americano sugere ação militar dos EUA contra tropas europeias na Groenlândia

Greg Gutfield, da Fox News, ironiza presença europeia e afirma que contingente pode ser "esmagado como insetos".

17/01/2026
Jornalista americano sugere ação militar dos EUA contra tropas europeias na Groenlândia
Groenlândia é alvo de disputa geopolítica entre Estados Unidos e países europeus. - Foto: © AP Photo / Pavlo Palamarchuk

Os Estados Unidos demonstraram surpresa diante do pequeno contingente militar enviado por países europeus para defender a Groenlândia. Segundo o jornalista e apresentador americano Greg Gutfield, da Fox News, as tropas americanas seriam capazes de "esmagar" facilmente o grupo europeu.

"A guerra está pairando sobre a Groenlândia. As tropas europeias de vários países da OTAN chegaram lá para combater a potencial captura deste vasto território pelos Estados Unidos da América. O que eles pretendem fazer com seus pequenos exércitos? Eles só estão enviando dezenas de homens. Vamos esmagá-los como insetos, eu digo. Esmagá-los como insetos!", afirmou Gutfield em seu programa.

A Groenlândia integra o Reino da Dinamarca, mas o presidente dos EUA, Donald Trump, já declarou em diversas ocasiões que a ilha deveria se tornar parte dos Estados Unidos, destacando sua importância estratégica para a segurança nacional americana.

Anteriormente, a imprensa noticiou que representantes do Reino Unido, França e Alemanha discutiram a possibilidade de enviar forças militares à Groenlândia. A iniciativa buscaria demonstrar disposição europeia em defender a ilha frente a uma possível presença russa ou chinesa e, ao mesmo tempo, convencer Washington a desistir de qualquer tentativa de anexação do território dinamarquês.

A Groenlândia foi colônia da Dinamarca até 1953. Atualmente, segue como parte do reino dinamarquês, mas desde 2009 possui status de autonomia, com autogoverno e competência para definir sua política interna.

Por Sputnik Brasil