Geral
Carney se reúne com Xi Jinping no principal compromisso de sua visita à China
Encontro entre o premiê canadense e o presidente chinês marca retomada de laços após anos de tensões diplomáticas.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, cumpre nesta sexta-feira (16) o ponto alto de sua visita oficial à China, ao se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. O encontro, marcado para as 11h no horário local (0h em Brasília), simboliza o esforço de reaproximação política e econômica entre os dois países, após um período de relações tensas.
Segundo a agenda oficial, a reunião terá início com uma sessão de fotos, seguida por um almoço oferecido por Xi Jinping às 11h45 locais (0h45 em Brasília), restrito à imprensa. No período da tarde, Carney fará uma declaração à imprensa às 16h locais (5h em Brasília), em evento aberto à cobertura midiática. À noite, às 19h locais (8h em Brasília), o primeiro-ministro participa de um jantar de gala promovido pelo Canada China Business Council, onde será responsável pelo discurso de abertura.
O compromisso ocorre após avanços registrados na quinta-feira (15), quando China e Canadá firmaram memorandos de entendimento e destacaram a cooperação energética como eixo central para a retomada do diálogo bilateral. Carney também se reuniu com o primeiro-ministro chinês Li Qiang e destacou as oportunidades para ampliar o comércio e os investimentos, especialmente nos setores de energia e agricultura. Autoridades de ambos os países classificaram a visita — a primeira de um chefe de governo canadense à China em oito anos — como um "ponto de inflexão" nas relações entre Ottawa e Pequim, em um cenário de mudanças econômicas globais e busca canadense por diversificação comercial.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal