Geral

Seminfra realiza obra de drenagem na região da Ladeira do Catolé

Projeto de engenharia contempla instalação de tubulação e construção de escada hidráulica para controlar fluxo da água

15/01/2026
Seminfra realiza obra de drenagem na região da Ladeira do Catolé
Obra de escavação da escada hidráulica na Ladeira do Catolé, parte do projeto de drenagem da Seminfra. - Foto: Seminfra

A Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) está promovendo, desde outubro do ano passado, uma obra de drenagem com múltiplas frentes de trabalho nas proximidades da Ladeira do Catolé, localizada na BR-316, entre Satuba e Maceió.

O objetivo é implantar um sistema eficiente para o escoamento das águas pluviais, que frequentemente se acumulam na região, causando processos erosivos. O projeto de engenharia desenvolvido busca solucionar o problema e prevenir novas ocorrências de erosão.

Entre as ações, estão a escavação de poços de visita, que funcionam como pontos de acesso para a instalação da tubulação.

A perfuração do solo está sendo realizada pelo método não destrutivo, permitindo a passagem dos tubos por baixo da pista sem causar danos à rodovia, o que evita impactos significativos no trânsito da BR-316.

Após a preparação do terreno, serão instalados 600 metros de tubulação, responsáveis por coletar, conduzir e escoar a água da chuva.

Escavação da escada hidráulica. Foto: Seminfra
Escavação da escada hidráulica. Foto: Seminfra

Esta semana teve início também a escavação de uma vala para a construção de uma escada hidráulica, estrutura composta por degraus que controla o fluxo da água em áreas inclinadas, prevenindo erosão do solo e alagamentos em regiões de declive.

“Com essas intervenções da gestão municipal, a água será conduzida de forma eficiente, evitando a erosão do solo e danos estruturais no entorno da rodovia”, afirma o vice-prefeito de Maceió e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.

Contenção de voçoroca

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também está executando obras na Ladeira do Catolé, visando a regularização e conformação do terreno nas áreas afetadas.

O órgão federal realiza o aterramento do local onde foi identificada uma voçoroca, tipo de erosão hídrica severa capaz de formar grandes crateras.

Além disso, o Dnit está adotando medidas para contenção e estabilização dos taludes laterais à BR-316, bem como outras ações para proteger a superfície do solo.

A previsão é que os trabalhos realizados em conjunto entre o Dnit e a Prefeitura de Maceió sejam concluídos até o próximo mês de maio.