Geral

Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, afirma Alckmin

Vice-presidente prevê aprovação do tratado ainda no primeiro semestre, abrindo caminho para nova fase comercial entre os blocos.

Sputnik Brasil 15/01/2026
Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no 2º semestre, afirma Alckmin
Geraldo Alckmin destaca previsão de vigência do acordo Mercosul-UE no segundo semestre de 2024. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (15) que o governo brasileiro espera concluir em breve a assinatura final do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo Alckmin, a expectativa é de que o tratado seja aprovado ainda no primeiro semestre deste ano, permitindo que entre em vigor no segundo semestre.

“Depois de assinado, o Parlamento Europeu aprova e nós aprovamos, internalizando o acordo. A expectativa é de aprovação ainda neste primeiro semestre, para que ele entre em vigência no segundo semestre”, destacou o ministro.

Alckmin ressaltou que o acordo representa o maior pacto comercial entre blocos do mundo, abrangendo 720 milhões de pessoas e movimentando um mercado estimado em US$ 22 trilhões (aproximadamente R$ 110 trilhões).