Geral
Ericsson pode cortar 12% da força de trabalho na Suécia para reduzir custos
Fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações negocia com sindicatos e busca ajuste diante da desaceleração do setor
A Ericsson anunciou que pode eliminar cerca de 1.600 postos de trabalho na Suécia, o que representa aproximadamente 12% de sua força de trabalho no país. A medida faz parte de um esforço global para reduzir custos e aumentar a competitividade, mantendo, ao mesmo tempo, os investimentos em tecnologia e a execução de sua estratégia corporativa.
Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (15), as iniciativas para aumentar a eficiência operacional continuam em toda a companhia, mas não serão detalhadas individualmente. As negociações com os sindicatos suecos já estão em andamento.
Nos últimos anos, a empresa vem promovendo uma série de demissões como parte de um amplo processo de reestruturação, em resposta à queda na demanda por equipamentos de rede, seu principal segmento de atuação. Entre os cortes recentes, estão 1.400 vagas encerradas em 2023 e outras 1.200 em 2024, ambas na Suécia.
O setor de telecomunicações enfrenta atualmente uma desaceleração nos investimentos em 5G, já que grandes clientes concluíram as primeiras fases de implantação da tecnologia. Além disso, operadoras têm adiado novos aportes diante de um cenário econômico incerto. "O mercado de redes móveis ainda não apresenta crescimento e as pressões inflacionárias devem continuar", afirmou um porta-voz da Ericsson. "Isso significa que precisamos trabalhar nos nossos custos."
Além disso, fornecedores do setor, incluindo a Ericsson, enfrentam desafios relacionados às tarifas dos Estados Unidos, principalmente pela dependência de componentes e materiais importados. Em seu balanço mais recente, a empresa destacou que as ações para melhorar a eficiência de custos vêm contribuindo para a rentabilidade, mas ressaltou o aumento da incerteza quanto ao futuro, tanto pelo risco de novas tarifas quanto pelo ambiente macroeconômico global.
Atualmente, a Ericsson emprega cerca de 90 mil pessoas em todo o mundo, sendo pouco menos de 13 mil na Suécia.
Fonte: Dow Jones Newswires.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal