Geral
Vendas no varejo crescem 1% em novembro e superam expectativas, aponta IBGE
Desempenho do comércio varejista em novembro ultrapassa projeções do mercado; varejo ampliado também registra alta
As vendas do comércio varejista brasileiro registraram alta de 1% em novembro em relação a outubro, considerando a série com ajuste sazonal. O resultado, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superou o teto das estimativas coletadas pelo Broadcast Projeções, que apontavam para uma alta máxima de 0,9% — o intervalo ia de queda de 1% a crescimento de 0,9%, com mediana positiva de 0,2%.
Na comparação com novembro de 2023, sem ajuste sazonal, o varejo apresentou crescimento de 1,3%. Esse desempenho também ficou acima das expectativas do mercado, que variavam de uma retração de 2,4% até uma alta de 1,2% (mediana de 0,1%).
No chamado varejo ampliado, que engloba, além do comércio tradicional, os setores de material de construção, veículos e atacado alimentício, as vendas subiram 0,7% em novembro frente a outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou acima da mediana das projeções, de +0,4%, com intervalo entre queda de 0,4% e alta de 1,5%.
Já na comparação com novembro de 2023, sem ajuste, o varejo ampliado registrou queda de 0,3%. Para esse confronto, a mediana das projeções era de recuo de 0,7%, com estimativas variando entre -1,9% e +2,2%.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal