Geral
Haddad diz ter sido alertado sobre gravidade do caso Master pelo então chefe da CVM
Ministro da Fazenda afirma que fraude no Banco Master é a maior da história do País e detalha preocupações com impacto em órgãos financeiros.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou na quarta-feira (14) que o então presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otto Lobo, foi pessoalmente à sua residência para comunicar a gravidade do caso envolvendo o Banco Master. Segundo Haddad, trata-se da "maior fraude bancária" já registrada no Brasil.
Em entrevista à GloboNews, o ministro destacou que, apesar de o caso ser de competência do Banco Central, há preocupação na Fazenda por três razões principais: o impacto sobre a própria CVM; sobre o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que, embora não seja estatal, conta com participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal; e sobre a Receita Federal, devido a questões tributárias.
Haddad reiterou que mantém diálogo diário com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a respeito do caso. Indagado sobre o pagamento do FGC aos investidores, o ministro esclareceu que o tema não está sob a alçada do Banco Central, mas demonstrou confiança de que os pagamentos ocorrerão conforme o previsto. Até o momento, não há data definida para o início da devolução dos valores aos investidores do Banco Master.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal