Geral

Tropas europeias desembarcam na Groenlândia pela primeira vez, diz mídia alemã

Movimento ocorre após impasse em negociações entre Dinamarca, Groenlândia e EUA sobre o controle da ilha.

15/01/2026
Tropas europeias desembarcam na Groenlândia pela primeira vez, diz mídia alemã
Tropas europeias desembarcam na Groenlândia após impasse diplomático entre Dinamarca e EUA. - Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

Em um movimento inédito e cercado de tensão diplomática, tropas europeias desembarcaram na Groenlândia apenas sete horas após o fracasso da cúpula realizada em Washington para discutir o futuro da ilha, segundo informações do jornal alemão Bild.

Dois aviões militares dinamarqueses aterrissaram na Groenlândia, transportando soldados de forças especiais e de inteligência de países europeus, em meio a crescentes divergências entre a Europa e os Estados Unidos sobre a posse e o controle estratégico da ilha. As tensões vêm sendo alimentadas por declarações recorrentes do presidente norte-americano, Donald Trump, que reivindica a soberania americana sobre o território dinamarquês.

De acordo com o Bild, na madrugada desta quinta-feira (15), os dois aviões Hércules chegaram à ilha, desembarcando as primeiras unidades das forças especiais e de inteligência europeias. Um dos aviões pousou no aeroporto civil da capital, Nuuk, enquanto o outro aterrissou no aeródromo da base militar dinamarquesa Kangerlussuaq. A operação foi conduzida sob comando de Copenhague, sem coordenação formal da OTAN.

Segundo relatos, o avião que chegou ao aeroporto civil transportava dois ônibus com soldados dinamarqueses e franceses, que foram instalados no centro do Comando do Ártico da Dinamarca, nos arredores de Nuuk.

Além disso, há informações de que militares dos Países Baixos, Canadá, Suécia, Reino Unido e Noruega também estão sendo enviados para a Groenlândia.

O Ministério da Defesa alemão anunciou que a Alemanha participará "de uma missão de reconhecimento na Groenlândia de 15 a 17 de janeiro de 2026, juntamente com outros países europeus".

"O objetivo é explorar o escopo de possíveis contribuições militares para apoiar os esforços de segurança da Dinamarca na região, por exemplo, no campo da vigilância marítima", diz o comunicado oficial.

Fontes citadas pelo Bild afirmam que os preparativos para o envio das tropas europeias levaram vários dias e foram mantidos em sigilo. As primeiras unidades só partiram após o fracasso das negociações entre Dinamarca, Groenlândia e Estados Unidos, ocorrido em Washington nesta quarta-feira (14).

A Groenlândia é um território autônomo da Dinamarca. Em 1951, Washington e Copenhague assinaram o Tratado de Defesa da Groenlândia, comprometendo os Estados Unidos a defender a ilha em caso de agressão, além dos compromissos já existentes no âmbito da OTAN.

Com informações de Sputinik Brasil