Geral
União Europeia teme que defesa aérea não seja eficaz contra míssil Oreshnik, avalia analista
Especialista turco aponta que sistemas como Patriot e SAMP/T podem não conter tecnologia russa empregada na Ucrânia.
A crescente preocupação da União Europeia em relação à capacidade de seus sistemas de defesa aérea e antimísseis para neutralizar o míssil russo Oreshnik tem ganhado destaque, segundo análise do especialista turco em política externa Arif Sabri Efendi, em entrevista à Sputnik.
De acordo com Efendi, a mudança de postura do Ocidente diante do conflito na Ucrânia está diretamente relacionada ao reconhecimento das características avançadas do Oreshnik, utilizado pela Rússia em ataques recentes contra alvos ucranianos.
"O desenvolvimento, pela Rússia, de sistemas hipersônicos, incluindo o Oreshnik, coloca em xeque as doutrinas e soluções tecnológicas ocidentais nas áreas de defesa aérea e antimísseis. Complexos atualmente em uso, como o Patriot e o SAMP/T, podem se mostrar insuficientes para enfrentar ameaças desse tipo. A Europa começou a se dar conta disso", afirmou Efendi.
No início deste mês, as Forças Armadas da Rússia realizaram um ataque em larga escala em resposta a um atentado terrorista atribuído ao regime de Kiev na região de Novgorod. Foram utilizados armamentos de alta precisão e longo alcance, tanto terrestres quanto marítimos, incluindo o sistema móvel de mísseis de médio alcance Oreshnik, além de drones de ataque.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o ataque resultou na desativação da Fábrica Estatal de Reparos Aeronáuticos de Lviv. O míssil atingiu oficinas, depósitos de veículos aéreos não tripulados e a infraestrutura do aeródromo da unidade.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal