Geral

Quais são os tipos de vistos emitidos pelos EUA? Entenda as diferenças

Suspensão temporária de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil, não afeta turismo

14/01/2026
Quais são os tipos de vistos emitidos pelos EUA? Entenda as diferenças
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira, 14, a suspensão na emissão de vistos de imigrante para 75 países, entre eles o Brasil. A medida passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 21, e seguirá por tempo indeterminado. Segundo o órgão, o objetivo é garantir que os novos imigrantes "não extrairão riqueza do povo americano".

Os vistos americanos são divididos em duas categorias principais: não imigrantes e imigrantes. Atualmente, os Estados Unidos emitem mais de 40 tipos de vistos, que variam conforme a finalidade da viagem e o período de permanência no país.

Vistos de não imigrante

Os vistos de não imigrante são concedidos a pessoas que desejam entrar nos Estados Unidos por tempo determinado e para objetivos específicos. Entre as principais categorias estão os vistos para turismo e visita, negócios, trabalho, empregados domésticos, tratados de comércio e investidor, além de vistos oficiais.

Vistos de imigrante

Já os vistos de imigrante destinam-se a estrangeiros que desejam residir permanentemente nos Estados Unidos. Eles podem ser concedidos com base em laços familiares, oferta de emprego, noivado com cidadão americano, investimento, ou por situações especiais, como viúvos ou exilados.

Suspensão não afeta turismo de brasileiros

A suspensão anunciada não impacta as viagens turísticas de brasileiros, pois altera apenas a política para vistos de imigrante. Procurada, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não detalhou se a medida se aplica a todos os vistos ou se há exceções.

Brasileiros que pretendem viajar a turismo ou visitar familiares e amigos nos Estados Unidos continuam precisando do visto B2, enquadrado na categoria de vistos de não imigrante.

Segundo o Departamento de Estado, a medida visa garantir que os novos imigrantes "não extrairão riqueza do povo americano".

“O Departamento de Estado suspenderá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em taxas inaceitáveis. A suspensão permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não extrairão riqueza do povo americano”, informou o órgão em publicação na rede X.