Geral

Trump impõe tarifa de 25% sobre semicondutores e mira minerais críticos

Medida dos EUA afeta chips exportados e pode impactar cadeia global de minerais estratégicos

14/01/2026
Trump impõe tarifa de 25% sobre semicondutores e mira minerais críticos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 14, duas ordens executivas que estabelecem novas tarifas sobre semicondutores e preparam o terreno para taxação de minerais críticos.

As novas tarifas, segundo a Casa Branca, incidem sobre chips importados para os EUA que não são utilizados internamente para aplicações de inteligência artificial ou em data centers, mas que são posteriormente exportados para outros países. Entre os produtos atingidos estão modelos como o H200, da Nvidia, e o MI325X, da AMD, que passarão a ser tarifados em 25% a partir de 15 de janeiro.

O documento presidencial também prevê a possibilidade de ampliar as tarifas sobre semicondutores caso seja considerado necessário futuramente. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o Representante Comercial do país, Jamieson Greer, foram designados para conduzir as negociações com outras nações a respeito das tarifas.

A administração Trump afirmou ainda que está em diálogo com parceiros comerciais para diminuir a dependência dos Estados Unidos em relação a outros países no fornecimento de terras raras e minerais similares, sinalizando que novas tarifas podem ser implementadas no futuro.

De acordo com a Casa Branca, os EUA são totalmente dependentes da importação líquida de 12 minerais críticos e dependem de mais de 50% das importações para outros 29 minerais essenciais. Diante desse cenário, o presidente poderá estabelecer preços mínimos para a importação desses minerais, concedendo um prazo de 180 dias para que os países negociem com os Estados Unidos.